Atum Diurético

Como não só de receitas se faz este blog, aqui vai uma das pesquisas alimentares que cá o Master vai fazendo!
É com muito agrado que dou a conhecer, para quem não sabe, que já existe no mercado nacional um atum em lata com um nível baixíssimo de sódio. Eu mesmo fiquei espantado quando vi a reduzida quantidade de sódio que o mesmo contém. 
Os culturistas deste país podem ficar mais tranquilos, porque a partir de agora, além dos ovos e da peitaça de frango já podem também ingerir quantidades industriais de atum sem se preocuparem em ficarem inchados que nem uns texugos. Devemos agradecer isto a nuestros hermanos do atum Calvo! Lançaram em Portugal um atum em lata com menos 80% de sal que as marcas concorrentes (afirmações da marca). Eu sei que são espanhóis e tal, mas parece-me que desta vez eles dizem a verdade!... 



É claro que peguei logo numa lata para experimentar se realmente se sente a diferença no sabor com tamanha diferença na quantidade de sal. Pois meus amigos posso-lhes dizer que se nota! é bem menos salgado do que qualquer atum em lata que já tenha provado e para além disso é de excelente qualidade!
Acreditem, não tenho nem recebo nenhuma comissão ou desconto especial na compra do atum Calvo. (mas se eles quiserem estou cá para isso!)


Comparemos então esta obra-prima dos mares com outros 
da concorrência, nomeadamente o atum do pingo doce que é uma das melhores compras atunzeiras que se pode fazer no que toca à relação qualidade / preço:


                                           Ora aqui está o Calvo:


Como podem observar e constatar na informação nutricional, este atum tem menos de 0,12% de sódio. Isto quer dizer que precisamos de comer 21 latas de atum para ultrapassar as 2 g de sódio diárias, dose máxima recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Por cima desta quantidade podemos sofrer de hipertensão e doenças associadas a mesma, osteoporose, cancro gástrico, etc...


Atum Pingo Doce:




Neste caso encontramos um 0,47% de sódio. Tem 4 vezes mais que o parceiro da Calvo!... Com apenas 5 latas conseguimos atingir as 2 g de sódio diárias! Conheço muito culturista que ultrapassa este número ao dia. 


Considerações finais:
Se bem que é certo que não só de atum se alimenta um culturista ou qualquer atleta que procure alimentos ricos em proteína, também é certo que a redução do sódio na alimentação trás algumas vantagens tanto a nível de saúde como a nível estético. Ingerindo uma quantidade moderada de sódio mantemos um equilíbrio electrólito no corpo. Muito sal na alimentação, sobre tudo o sal refinado, aumenta a nossa ingestão de sódio e faz com que o corpo expulse outros minerais, indispensáveis, como o cálcio, o potássio e o magnésio causando um desequilíbrio hídrico e causando severos problemas de saúde. 


Por tanto, agora já podemos comer atum sem pensar que vamos inchar como balões ou que os nossos abdominais vão ficar afogados em água! O único senão desta maravilha é ser mais caro; Enquanto que uma lata de atum pingo doce custa uns singelos e anti-crise 65 cêntimos o nosso espectacular atum diurético custa a volta de €1,15!... Não tenho a certeza mas acho que os medicamentos para tratar a hipertensão devem sair bem mais caros!!


Boa Faina a todos!...














7 comentários:

  1. Grande Dica! será que a seguir haverá atum em água também com pouco sal?

    ResponderEliminar
  2. Espero bem que sim, Atum em água baixo em sódio seria o top dos atuns! Em tempos vi em Espanha um atum em vácuo mas não sei dizer qual o nível de sódio. Eu andarei por cá a farejar, se encontrar alguma novidade prontamente darei o alerta!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. ´mas aqui comparaste atum em agua com atum em oleo....e o atum em agua do pingo doce?o valor de sodio é igual ao de oleo???

    ResponderEliminar
  4. Mas por 75cent o atum fonte natural omega 3 do pingo doce (embalagem azul).

    Por cada 100g: valor energetico 104kcal; proteinas 24,5g; HC dos quais açucares 0,0g; Lípidos 0,7g dos quais saturados 0,4g; Omega 3 0,7g; Colesterol 26,1 mg; Fibra 0,0g; SÓDIO 0,310g. Equivalente em sal 0,8g.

    Não é muito mais baixo mas sempre é melhor qualquer coisa com +10cent.

    ResponderEliminar
  5. Bom post! Onde compraste o atum da Calvo baixo em sal? Não consigo encontrar em lado nenhum... obrigado

    ResponderEliminar
  6. Mas se lavar em água o do Pingo doce, ou qualquer outro no "coador", fica de certeza com muito menos sal.
    Normalmente compro sempre os mais baratos, mesmo conservados em azeite e realizo o processo que referi. É verdade que não é a solução mais prática, mas é bem mais económico :)

    ResponderEliminar