Pasta de Amendoim

Sou um fã incondicional da Manteiga de Amendoim, é um alimento bem calórico e bem nutritivo! Proteínas e Gorduras em quantidade industrial e os hidratos, esses malandros, bem la para baixo! como podem verificar:


Valor Nutricional por 100g
 Amendoim s/casca:   Calorias: 571 - Hidratos de Carbono: 10.1g - Proteína: 25g - Gordura 48g - da qual saturada: 8.5g fibras 8.8g.


Não é fácil encontrar no mercado nacional uma pasta de amendoim de qualidade, ou seja, que não contenha sal, açúcar ou gorduras hidrogenadas. Esta é uma forma de a fazer em casa. Se dá algum trabalho? ai isso dá! mas o resultado compensa pois ficamos com uma pasta de amendoim com sabor a amendoim e não uma pasta gordurosa e meia açucarada com "aroma" de amendoim.


Para nós desportistas isto é um super alimento, podemos usa-la para substituir outras gorduras, com a vantagem de ter tanta proteína como um bife! mais a frente neste blog encontraremos ideias para usar esta delicia dos deuses!




Muito bem, aqui estão os meus amendoins depois de torrados! Vamos mas é passar a acção propriamente dita!
Precisamos de: Amendoins crus com pele (eu gosto assim pois os seu conteúdo em fibra é superior). O facto de ser cru dá-nos a possibilidade de torra-lo à nossa maneira. O ideal será torra-lo ligeiramente pois assim fica com um sabor... como dizer... um sabor... menos torrado! estas afirmações de inteligência rara fazem de mim aquilo que sou!


Não sou muito de quantidades, sempre que faço algo faço a olho na maioria das vezes mas vamos tentar quantificar, tanto quanto possível, as coisas. Na remota eventualidade de alguém ler isto e tentar fazer esta manteiga, que pelo menos que fique algo no mínimo ingerível e que ninguém tenha vontade de me fazer uma visita...


ingredientes: 


500g de amendoim cru com pele
2 ou 3 colheres de sopa de óleo de amendoim
Sal marinho qb (eu não coloquei)


Dispor o amendoim num tabuleiro do forno e assar durante 10 a 15 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus.
Retirar a pele a 1/4 dos amendoins e separa-los, quanto mais pele mais amarga fica a pasta de amendoim. (para quem não sabe pasta ou manteiga de amendoim é a mesma coisa). 
Colocar então os amendoins com pele no liquidificador, processador ou na Bimby (se não tiveres nenhum destes aparelhos esquece tudo o que vem a seguir e come os amendoins).
Começar a triturar o amendoim e colocar o óleo para conseguir aquele aspecto pastoso, ir chegando a pasta para o centro do aparelho pois começa a ficar colada ás paredes. Triturar até conseguir uma textura bem macia.
Depois colocamos os amendoins reservados (sem pele) e trituramos mais um pouco, desta forma conseguimos uma pasta crocante pois ficam alguns pedaços de amendoim no meio da pasta. Para quem não gosta assim coloca todos os amendoins e faz tudo de uma vez.


As fotos seguintes ilustram a odisseia:


Separação do amendoim sem pele! Processo chato. Acho que para a próxima compro amendoim cru sem pele.


Processo de trituração do dito cujo! aqui começa a cheirar bem!
Penaut butter home made
Acabamento. Enchi um frasco e sobrou um pouco, esta pasta ficou-me um pouco amarga para a próxima vou torra-la menos e usar um pouco menos de pele. Como gordura talvez use óleo de palma pois lhe vai dar mais cremosidade e menos pastosidade. (digo eu!).


Agora já tenho pasta de amendoim para uma semana pelo menos!!







15 comentários:

  1. Excelente receita!

    Já fiz e ficou muito boa!

    Usei amendions sem casca.

    ResponderEliminar
  2. Há mais de 2 anos que consumo a PASTA DE AMENDOIM DA PROVIDA(a pasta mais natural e deliciosa que existe no mercado), pelo preço (2€ e tal) acho que compensa o esforço que se tem em fazer em casa(atenção que esta pasta não é a mesma coisa que aquelas manteigas de amendoim "skippys,etc" que é só gorduras hidrogenadas, esta é uma pasta de amendoim natural. De qualquer forma esta é mais uma excelente receita que o MM nos trás e acima de tudo bastante natural.

    ResponderEliminar
  3. O trabalho é medonho, mas vou experimentar, que mais n seja para ver se sou capaz de fazer uma pasta à maneira! Boa dica.

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Óleo de côco, sésamo ou afins também dá. Já fiz, ficou muuuuito bom!

      Eliminar
  5. Como "óleo/gordura" a juntar aos amendoins de modo a terem efeito cremoso podem usar quase de tudo... até já usei azeite e nem fica mal, nem com aquele cheiro a "azeitum"!

    A essa manteiga caseira também costumo adicionar às vezes gojis, avelãs, amêndoas, sementes linhaça, sésamo, etc... é ao gosto do freguês ;)

    ResponderEliminar
  6. oléo de palma é cancerigeno....

    ResponderEliminar
  7. engraçado, pq todas as receitas q vejo tem oleo de algum tipo, mas eu não coloquei na q fiz e achei igualmente delicioso. Precisa msm desse oleo?

    ResponderEliminar
  8. Bom dia.

    Permita-me sugerir um Creme de Amendoim pronto e muito mais puro e saboroso que os importados cheios de ingredientes "ruins". Nacional, brasileiro, que é totalmente puro, sem açúcar, sem mais nada a não ser o puro Amendoim. Se quiser com açúcar é com Mascavo. Nada mais, sem sal, sem aditivos, sem gorduras e óleos, a não ser o próprio óleo do amendoim.

    Veja www.amendoimecia.com.br. Em São Paulo e região é só me contatar. Sergio Freire (11)99199-0195 ou sergio.hbf@terra.com.br

    Abraços

    Sergio

    ResponderEliminar
  9. boas, eu tenho manteiga de amendoim feita por mim com amendoim cultivado na bairrada e torrado na casa,manteiga ao gosto do cliente.mais em sítiodoamendoimblogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Ora boas. Tb já fiz manteiga de amendoim em casa mas usei amendoim torrado (comprado no Lidl a peso). Em termos nutricionais existe diferença? Na altura tb os coloquei um pouco no forno, mas depois de ler este post fiquei com a sensação de que não será necessário...

    ResponderEliminar
  11. Desde que me conheço sempre fui gordo e hoje, com meus 56, já desci até 18 Kg. Mas tenho sido fã, por meu pai, da manteiga Amendocrem. Agora que foi para a Fugini piorou bem e sentia muita falta da mesma. Achei as Peter Pan e Jiff em mercados, as quais amei!! Há até uma versão menos calórica bem legal da Peter. Se for comida dia sim, dia não purinha, no máximo 3 colheres médias, sem pão, são saudáveis até certo ponto sim. Mas o problema aqui é gosto, não troco nada que engorda por manteiga de amendoim.

    ResponderEliminar