Muesli Personalizado

Também chamado de granola, pelos nossos irmãos brasileiros, o muesli é um dos melhores pequenos almoços que um desportista pode fazer. 
No fundo o Muesli ou granola é uma mistura de vários cereais, grãos e frutos secos que fornecem de uma forma bastante diversa uma "porrada" de nutrientes indispensáveis para uma completa alimentação.
Dito isto, vou mostrar neste post como fazer o nosso próprio muesli ao nosso gosto e com os ingredientes que nos dê na gana.


Neste caso usei os seguintes ingredientes e quantidades:


200g Flocos de aveia finos (podemos usar também dos inteiros)
100g Pevides de abóbora
100g Sementes de girassol
100g Nozes picadas
100g Caju cru picados
100g Castanha do Brasil picada
100g Coco ralado
50g Germem de trigo
50g Uvas passas
50g Bagas de Goji
2 Colheres de sopa de óleo de amendoim
4 Colheres de sopa de mel
2 Colheres de sopa de açúcar mascavado
Canela à gosto.




Como podem reparar temos aqui um cocktail de ingredientes bastante interessante. Se tudo correr bem isto dá para fazer 1k de Muesli personalizado. As nozes, cajus e castanhas do Brasil partem-se em pequenos bocados. Pode ser com uma faca ou no liquificador. 
Desta feita vou fazer granola crocante, para isso temos que meter esta catrapada de ingredientes no forno.
Mas antes, vamos ao procedimento de pereparação propiamente dito:


Juntamos todos os ingredientes secos num recipiente (no meu caso uma bacia plástica sem pinta nenhuma). Todos menos as passas e as bagas de goji.



Mexemos tudo muito bem para ficar o mais homogéneo possível



Neste momento já temos um muesli. Se não têm pachorra para seguir os próximos passos coloquem as passas e as bagas do goji (se quiserem) mexam tudo e está pronto a usar.
Neste caso vamos continuar para dar o toque final a este fantástico alimento. 


Numa tigela colocamos o óleo, o mel e o açúcar mascavado, misturamos tudo, podemos aquecer um pouco no microondas para tornar esta geleia menos densa. Depois de tudo bem misturado despejamos na bacia.




Agora vem a parte mais chata, pegamos numa colher de pau e misturamos tudo, tentamos desfazer bem alguns grumos que se vão formando. Nesta altura o meu conselho é mesmo meter as mãos na massa! Esfregar a granola com a mão é a melhor maneira. Podemos colocar uma pisca de sal marinho para puxar pelo sabor.
Depois de tudo bem misturado, colocamos a "alpista" num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Vai ao forno pré aquecido a 180 graus.




Muito importante: Abrir o forno e mexer de 5 em 5 minutos virando e revirando para ir torrando homogeneamente todo o preparado. 20 a 30 minutos devem chegar para estar douradinho e crocante. Atenção: deixar torrar de mais não só queima algumas vitaminas e óleos essenciais como torna mais amargo o sabor. Ao ir mexendo de 5 em 5 minutos garantimos que isso não aconteça, pois vamos olhando para o material!...
  
Retirar do forno, deixar arrefecer e misturar então as passas e as bagas de goji.


txanaaahhh!:




Digam lá se isto não tem boa pinta? ah pois tem! e de sabor posso-vos garantir que está qualquer coisa!...


Muito bem, já temos a "alpista" feita, agora é preciso saber como come-la. Aqui vão então algumas ideias:


-Com requeijão ou queijo fresco e doce de abóbora! O doce de abóbora é um opcional pois não será a opção mais dietética mas é uma ideia bem deliciosa!
-Com Iogurte natural e fruta fresca, Kiwi, banana, morangos, etc...
-Misturado no batido de proteína.
-Ou então... sem nada! comer a alpista tal qual como está! fica crocante e deliciosa, na verdade não precisa de grande acompanhamento para se comer, eu é que tenho a mania de inventar!


Aqui vai uma previsão aproximada dos valores nutricionais por 100gr deste super alimento:


Proteína: 16g
Hidratos de Carbono: 38g
Gorduras: 33g
Fibras: 9g
Calorias: 505


Se queremos aumentar o nível de proteína e de fibra podemos colocar umas 100g de proteina isolada whey sem sabor e umas 100g de farelo de trigo. Desta forma ficaria com os seguintes valores nutricionais aproximados:



Proteína: 23g
Hidratos de Carbono: 32g
Gorduras: 29g
Fibras: 12g
Calorias: 505



Há milhares de opções! podemos fazer o muesli como bem entendermos, alterando e alternado os ingredientes à nossa maneira. O que é certo é que ficamos com um super alimento pronto a comer e ainda por cima bem saboroso!!


Hoje fiz com Iogurte Natural, banana e canela!   grande pequeno-almoço! para dietas off seasion claro!...




Espero que gostem!!

1 comentário:

  1. Já fiz! Ficou espectacular!!! Coloquei também sementes de sésamo e avelãs!!

    Fico a espera de novas dicas!

    Parabéns pelo Blogue

    ResponderEliminar