Panquecas de whey protein (Low Carb)

Mais uma semana mais e mais uma receita! 
Destq vez vamos falar de panquecas. Aquele pequeno-almoço americano que já faz parte não só da América mas sim do Mundo!


Quando pensamos em torres de panquecas com mel ou o tão desejado maple syrope (xarope de ácer) pensamos também em gordura, banhas, pneus, etc...
Na verdade as panquecas são um pequeno-almoço bem saboroso mas sem dúvidas um atentado ao nosso tão presado six pack!...





Digam lá se isto não são imagens bem apelativas?!








Muito bem, depois de vos ter despertado os sentidos
e já se estarem a espumar, vamos lá então falar da nossa receita.
Sendo eu um adepto incondicional de panquecas e tendo mais de mil receitas diferentes, vou aqui mostrar uma receitinha bem rápida e simples mas que o resultado final é bem saboroso!
 Vamos fazer umas panquecas não necessariamente menos calóricas mas sim com um nível de proteína bem superior e um índice glicémico também mais baixo que as receitas tradicionais. Para quem não sabe o que é o índice glicémico pode seguir este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndice_glic%C3%AAmico pois eu hoje não estou com pachorra para explicar isto!... 


Vamos lá então aos ingredientes propriamente ditos:




2 Ovos completos (ou 4 claras para quem tem fobia ás gemas)
1 Scoop de proteína whey (usei sabor a chocolate)
1 Colher de sopa de farinha de aveia*
50ml de leite de soja ou leite de vaca (usei água). Esta quantidade é a olho, para a panqueca ficar alta a massa tem que ficar bem espessa, por tanto isto é uma questão de gosto!
1 Colher de chá de fermento para bolos (ou bicarbonato de soda)
* Para fazer farinha de aveia coloquem meio quilo de aveia do liquidificador ou na maquina de picar a carne e toca a moer até obter algo parecido com farinha!

Esta receita da para 2 a 3 panquecas dependendo do tamanho da frigideira e da perícia do cozinheiro!

PREPARAÇÃO:

Colocar todos os ingredientes no copo da varinha mágica ou liquidificador. Bater tudo muito bem até conseguir um batido bem cremoso e espesso se ficar muito espesso adicionar um pouco de água até conseguir a consistência desejada. 



óleo de coco virgem, rico em mct's

Aquecer uma frigideira antiaderente e colocar alguma gordura, poder ser azeite, desta vez usei óleo de coco que lhe confere um certo aroma a coco à panqueca.



Verter a massa na frigideira e distribui-la bem. Atenção, fazer isto com lume médio se não em vez de panqueca vão comer uma óstia queimada.
Outro conselho que dou é não deixar coser de mais se não vai ficar muito seco, ela contem maioritariamente proteína e quase nada de hidratos ou gordura por isso tem tendência a ficar seca. 



Mal comecem a aparecer bolhinhas na massa virar com cuidado para coser do outro lado. No total demora 3 minutos no máximo cada panqueca.

Depois de feitas podemos comer simples ou com o que quisermos. (mel, doce, chocolate, manteiga, etc..)




Esta é a versão mais simples mas tenho muitas mais. Se juntarmos á massa alguma gordura (margarina ou azeite) ou por exemplo umas 100g de queijo ricota, o resultado será uma panqueca mais macia por dentro. Se batermos as claras em castelo ficarão mais altas e esponjosas. Considerem isto uma versão básica da coisa, onde se podem ir fazendo upgrades como bem entenderem.
Em próximos post's publicarei receitas tendo esta como base!



Como podem ver fica bem alta e fofa!


Esta panqueca é uma excelente refeição antes de deitar. Da aquela sensação de doce e esta carregada de proteína até ao tutano! 
É uma receita básica, é rica em proteína, baixa em gordura, sem gluten (do trigo) e sem lactose (depende da proteína whey que usarem claro!).


Informação Nutricional (pelas quantidades usadas):


Calorias: 302
Proteína: 40g
Hidratos de Carbono: 13g
Dos quais açucares: 2g
Fibra: 1,5g (se adicionarmos uma colher de sopa de linhaça em pó, aumentamos, e bem, esta quantidade)
Gordura: 10g (se for só claras passa para umas 2 a 3g)
da qual saturada: 3g


Esta composição foi calculada com base nos ingredientes usados para esta receita; os ovos eram médios e a proteína whey era de 76% de concentração aproximadamente. Segundo o fabricante fornece 25g de proteína por scoop. Eu enchi bem esse scoop por via das dúvidas!...
Espero que gostem, as minhas ficaram óptimas, não têm aquele aspecto encantador daquelas fotos do inicio, nem muito menos o sabor claro, mas convém não esquecer que são 40g de proteína. Não se pode ter tudo!





13 comentários:

  1. Excelente ideia!!! E mais uma vez a inovar...Óleo de Côco, parece-me PERFEITO. Esses MCT´s vão me dar um jeitaço antes do treino. Good Work

    ResponderEliminar
  2. já fiz! muito bom! só tinha proteína sabor a baunilha e adicionei um pouco de canela, ficou altamente! já estou fã! boa dica!

    Abraço

    Paulo Renato

    ResponderEliminar
  3. Juntem manteiga de amendoim a esta panqueca e deliciem-se! já experimentei ficou espectacular! Simples rápido e eficaz!!!

    ResponderEliminar
  4. uma colher de sopa de manteiga de amendoim! é de chupar os dedos!

    ResponderEliminar
  5. Muito bem! Uma coisa me deixou curioso... voce disse que tem muitas receitas de panquecas, eu experimentei uma panqueca salgada quando estive no marrocos e nao consegui pegar a receita, ela era bem fininha e bem elastica, e podia comer com manteiga ou geleias... aiii que vontade

    ResponderEliminar
  6. Ajudou imenso! Adorei, continue assim.

    ResponderEliminar
  7. Não diga que é sem glúten, pois tem o glúten da aveia. Um celíaco não poderá comê-la!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Gosto e bem de panquecas.... Domingo de manhã hum... Com ricotta adoro a textura e o sabor.... Obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
  9. Delicia, hein! Já agreguei às minhas receitas :) Parabens! Obrigada pelas dicas...

    ResponderEliminar
  10. Pode consumir farinha de aveia e leite de vaca?To entendendo mais nada...

    ResponderEliminar