Como escolher um suplemento de proteína!



como escolher uma proteína
Faz parte do meu trabalho diário o aconselhamento de suplementos aos mais variados tipos de atletas. 
Neste post não vou apenas falar de como escolher a "melhor proteína" mas também das experiências que vivo no dia a dia, aconselhando e tentando elucidar o que é de facto a tão procurada "melhor proteína"!
 
Para já, apenas de referir que tudo aquilo que vou dizer e contar é apenas a minha experiência e conhecimento empírico. Por isso este conhecimento não esta cientificamente provado, mas,  verdade seja dita, há muita coisa por aí não provada cientificamente e que mais certa não podia estar!
 
Antes de mais, convém saber (leia-se perceber) o que é PROTEÍNA. Sim, muitos desses grandes levantadores de ferro e devoradores de whey por este Portugal a fora não sabe sequer o que é a proteína, inclusive há quem lhe chame protaina... 
Vou tentar explicar isto de uma forma simples.
 
Conceito de Proteína: "são compostos orgânicos de alto peso molecular,  formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva."
 
Ora Bem... Não fui eu que disse isto! são os professores de química que o dizem. Eu sei que assim não é fácil para todos perceberem, mas para facilitar a coisa destaco a última frase: "composto orgânico mais abundante na matéria viva"
 
Quer dizer que: Nós somos PROTEÍNA!... ora esta!
 
Sim, proteína é essencial para a vida, é o nutriente estrutural, é o cimento e os tijolos, é o ferro e sei la mais o que! 
A massa muscular é feita de proteína, os órgãos são feitos de proteína, os ossos, o sangue, etc... 
Dito isto, importa agora perceber que tipo de fontes de proteína existem e quais as melhores para aquilo que queremos: AUMENTAR O RAIO DA MASSA MUSCULAR!!!.... PORRA!!! 

Podemos dividir a proteína segundo a sua procedência em dois grupos principais: Proteína de Origem vegetal e Proteína de Origem Animal.

No grupo de origem vegetal encontramos alimentos com menos concentrações em proteína mas nem por isso de má qualidade. Alimentos como as leguminosas, frutos secos, sementes e cereais podem fornecer de 10 até 30% de proteína. As proteínas de origem vegetal possuem um valor biológico inferior às de origem animal. Isto quer dizer que o corpo aproveita menos a proteína vegetal do que a animal. Por outro lado as fontes desta proteína também fornecem, normalmente, outros nutrientes bem importantes para o nosso organismo. Fibras, Hidratos de Carbono, ácidos gordos essenciais,  etc.
As proteínas de origem animal são todas aquelas que derivam dos animais, carne, ovos, peixe, aves, etc. 

No que toca aos suplementos de proteína, também os podemos dividir em dois grandes grupos. São estes:

Os "Bons"  e  os "Maus"

Dentro dos "Bons" podemos encontrar: a tão falada proteína do soro do leite (whey protein), a caseína, a albumina de ovo, proteína de carne (beef protein), proteína isolada de soja, proteína isolada de arroz e proteína isolada de cânhamo, proteína isolada de ervilha.

Nos maus suplementos de proteína encontramos aqueles produtos que usam fontes vegetais ou animais de qualidade discutível, proteína de baixa concentração do soro do leite (contêm um nível bastante elevado de lactose), proteínas do trigo, (também chamada de gluten), proteína concentrada de soja, etc... No fundo são fontes de baixa percentagem proteica ou de proteína com um baixo valor biológico. Também se encontram neste grupo aqueles suplementos que não explicam na sua lista de ingredientes que tipo de proteína contêm ao certo, ou ainda que usam alguns aminoácidos isolados não essenciais de baixo custo para "aldrabar" a tabela nutricional.


Aqui deixo 10 conselhos para comprar um "Bom suplemento de proteína":


1º - Desconfiar à partida de um preço excessivamente baixo. Um suplemento "Bom" de proteína custará como mínimo 20€ por quilo. Menos do que isso, desconfiem mas desconfiem muito! 
2º - Ler muito bem o rótulo para verificar a concentração de proteína. Isto parece fácil mas acreditem que sei bem que muito pouca gente consegue perceber o que escondem os valores de um quadro nutricional. Não se fiquem pela quantidade de proteína por dose. Se por dose ela fornece 25g de proteína parece muito bom, mas se essa dose for de 40g de pó, quer dizer que este produto contem apenas 62,5% de proteína!! É só fazer uma regra de três!
3º - Ler os ingredientes. Proteínas de baixa qualidade podem estar escondidas em nomes pseudocientícos. Ingredientes como: Goma Guar, Goma xantana, celulose, maltodextrina, dextrose, frutose, soro de leite, servem para melhorar o sabor e/ou a textura do produto mas na verdade estão a ocupar um espaço na fórmula e a retirar concentração à proteína. 
4º - Lembrem-se que estão a comprar um suplemento proteico e estão a paga-lo como tal, por isso ele tem que ter pelo menos uns 70% dela! Certeza que não vão ao talho comprar barrigas ou toucinho a espera que tenha a mesma quantidade de proteína de um bife do vazio!! 
Suplementos proteicos como este da imagem, são bem famosos, mas na verdade fornecem pouco mais de 50% de proteína! 


Vendido como suplemento de proteína, mas contém pouco mais de
50% de concentração. O pior de tudo é que custa mais do que um
verdadeiro suplemento de proteína. Ponto forte: É bem sabrosinho!
5º - Regra geral o facto do sabor ser melhor ou mais intenso quer dizer que não tem grande concentração em proteína. Desconfiem em suplementos de proteína com altos níveis de concentração (85% a 95%) e um sabor que parece nesquik! São de certeza uma farsa!
6º - Nem tudo o que é americano é bom!... Aqui deixo as devidas considerações ao vosso critério!
7º - La por a proteína ser muito solúvel não quer dizer que seja boa! o açúcar é bem solúvel e não por isso será bom! Se for uma boa whey tem que dissolver bem, mas não tão rápido como um açúcar. Se contem um nível alto de  proteína tem que demorar mais um pouco a dissolver. Para testarem isso basta colocar uma pequena quantidade (1 colher de chá) do produto num copo de água, se apenas com duas ou três voltas a mexer ela se dissolver na perfeição, podem desconfiar!
8º - Se procuram um suplemento de proteína para tomar após o treino de forma a potenciar a recuperação, optem sem dúvida por uma Whey que contenha um mínimo de 75% de proteína. 
9º - Se procuram um suplemento de proteína para aumentar a ingestão de proteína durante o dia. Será melhor um complexo de de vários tipos de proteínas. Aconselho uma mistura de Whey, Caseina, Albumina e alguma proteína vegetal que possa fornecer alguma fibra. Um suplemento deste género deverá conter também alguma gordura de qualidade e um complexo de vitaminas! Desta forma o produto será absorvido numa cadência mais lenta garantindo o seu total aproveitamento.
10º - Por último, não se deixem levar por campanhas de marketing espectaculares. Um suplemento de proteína é uma coisa normalíssima, não vem de Marte nem vos vai transformar em Hulk da noite para o dia. É sim uma forma prática, saudável e económica de fornecer ao nosso corpo mais alguma quantidade de proteína para conseguirmos aquilo que queremos:


AUMENTAR MASSA MUSCULAR À BRUTA!!!!




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25 comentários:

  1. Acho q apartir daqui...Mais ninguem vai comprar MyoFusion (69% de proteína???? e tão cara???) nem Syntha-6!! :DDD é abrir os olhinhos meus amigos!!!

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  2. Espectacular! simples e conciso! fico à espera da continuação!!!!

    Parabéns!

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  3. porque não uma classificação das proteínas ???
    era bom ...

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  4. Fernando continua abrir os olhos a "malta" bem precisam.

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  5. "Lembrem-se que estão a comprar um suplemento proteico e estão a paga-lo como tal, por isso ele tem que ter pelo menos uns 70% dela! Certeza que não vão ao talho comprar barrigas ou toucinho a espera que tenha a mesma quantidade de proteína de um bife do vazio!!"

    E eu que gosto tanto de costelinha!! lol.

    Excelente Post!

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  6. Até agora a proteina que vi com mais precentagem por scoop de 30gr tem 60% de proteina isolada é da Ultimate Nutrition ISO Sensition 2270gr só que se paga e bem pelo que tenho visto anda entre 79€ e os 90€.
    Mas digo-vos já vale a pena!

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  7. Olha eu comprei o Syntha 6, gostei bastante, inclusive junto com ele comprei o Whey da Optimum pra tomar exclusivamente depois dos treinos, neste site.
    http://www.lojadosuplemento.com.br/Produtos_Pesquisa.asp?produto=syntha+6
    Discordo de você que o Syntha 6 é apenas 50%, fóruns na internet de grandes nomes na academia não recomendam por fazer propaganda pra marca e sim por inclusive apresentar os resultados nestes fóruns, só procurar os americanos para você ver. Mas gostei bastante da postagem, abraço!

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  8. Olá Flávia! antes de mais obrigado pelo teu comentário, mas devo dizer-te que quando digo que a Syntha-6 é uma proteína de 50% não o digo por dizer ou por ser uma marca americana e eu ter algo contra as marcas americanas. Na verdade no próprio site onde fizeste a compra tem lá a tabela nutricional que confirma o que te digo. Podes clicar em:http://www.lojadosuplemento.com.br/syntha-6-bsn-p1072/
    Como podes confirmar na tabela por porção ela tem 44g de produto e em cada porção fornece (apenas) 22g de proteína!!! ou seja metade(50%) do seu peso!! È um bom produto e um óptimo suplemento para tomar antes do treino, por exemplo, mas não a confundam com uma proteína. Aliás o Produto até nem mente, pois se reparares na embalagem aparece a frase: "MEAL REPLACEMENT" ou seja: Substituto de refeição. Nessa categoria sim! Quanto á proteína Whey da optimun já me parece, sem dúvida, uma melhor escolha, ela é cara mas pelo menos tem MUITA PROTEÍNA!!!

    Obrigado pela tua partilha e espero que leves de forma positiva este reparo.

    Bons Treinos!

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  9. Bom dia,
    Descobri o seu Blog através de um link e gostaria de lhe colocar uma questão! Para si, qual o melhor suplemento para perder.
    Obrigado

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  10. Eu era um consumidor da syntha-6... Até ler este artigo! meu deus que enganado que eu andava! 50%! com a vontade de tomar algo bom e que todos dizem que é bom nem fazemos contas! Este blogue é um bom abre olhos!

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  11. Boa tarde !
    Tenho 22 anos, 60,61 kg e 1.78 m de altura . Gostava muito de engordar e alargar, apesar de ter uma estrutura óssea pequena. Ando no ginásio à cinco meses mas só vou duas vezes por semana e para além disso tenho dois treinos semanais de futebol. Gostava de saber se me pode dar umas dicas.

    Cumprimentos Tiago Freitas . deixo aqui o meu e-mail, tiagolopesdefreitas@gmail.com

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  12. ISO Protein Zerocarb – Body Size esse aqui é perfeito é so proteína e 0 de gordura

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  13. boa tarde qua proteina é melhor nitro tech ou whey gold standart

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  14. Total Whey da GoldNutrition ou Simple Whey da Full Force?

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  15. Quais as marcas das melhores

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  16. Olá, pratico musculação a um tempo e me preocupo com suplementação.
    Queria lhe perguntar sobre o 100% WHEY WHP TEST da Matrix Nutrition, pois custa em media 110R$ 2kg.Esta sendo muito vendido devido ao preço, pois desconfio deste Whey.
    pergunto se você conhece este Whey? Se não conhecer poderia passar informações ou analises sobre o mesmo, pois não consegui encontrar nada sobre.
    Desde ja agradeço. Abraços.

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  17. o que achas do Pure Mass?

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  18. boas!!! gostei muito de seu blog ! gostaria de saber , se voce me oder ajudar, ...eu gostava de emagrecer, corro diariamente 30 minutos...nao tem nada que eu possa tomar pra emagrecer, secar ...?
    obrigado.

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  19. Muito bom o artigo! Escrevi um parecido que engloba diversos tipos de suplementos, e gostaria de uma opinião sobre, se for possível! :) http://www.totalfit.com.br/categorias/como-comprar-seus-suplementos.html

    Abraços!

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  20. Olá, ótimo post! Aqui no Brasil tem a Max Rice Protein que é fabricada em Curitiba, tem um perfil de aminoácidos bem completo (vide site) e é bem mais barata que as importadas. Fica a dica.

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  21. qual a proteína que aconselhas para pessoas com metabolismo acelerado e cm dificuldade no aumento do peso?

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  22. Oi, queria saber se voce recomenda ou nao uma proteina que eu estou tomando que eh a Isopure protein zero carb

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  23. Oi desculpe estar a desenterrar um topico antigo mas gostava de uma opiniao, o que acha desta proteina?
    http://www.purafibra.net/_plat2/p_zoom.cfm?cod_loja=59&frm_codigo=PFN015
    obrigado

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  24. The website is looking bit flashy and it catches the visitors eyes. Design is pretty simple and a good user friendly interface.
    Comprar suplementos

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  25. Boa tarde. Gostei bastante do seu post, mas então quer dizer que a que eu tomo (link abaixo) é fraquinha?
    https://www.prozis.com/pt/pt/dymatize/elite-whey-protein-5-lbs-2268g
    Poderia dar-me o nome de uma boa proteína para mulheres. Treino bastante pesado e 4 a 5x por semana.
    Já ouvi falar da proteína do website myprotein.pt, mas tenho receio de a comprar por ser tão barata.
    Por fim, gostaria se possível que me explicasse qual a diferença entre whey e isolada de whey.
    Obrigada.

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