Myo Fusion vs Myo Fusion Probiotic

Penso que a maior parte dos leitores e visitantes deste espaço, conhecem perfeitamente este suplemento de proteína. Myo Fusion da Gaspari Nutrition é de certeza uma das proteínas mais vendidas no mundo. Será que isto faz dela uma das melhores do Mundo? Será que a nova versão "Probiotic" é melhor que a anterior? Será que este suplemento de Proteína realmente é aquilo que promete? ou apenas uma campanha de marketing bem sucedida?...
Estas e outras tantas perguntas serão aqui respondidas e desvendadas.

Vamos então dissecar estes suplementos e descobrir se vale ou não a pena gastar os nossos tão preciosos cobres na compra destas "belas" e "deliciosas" proteínas.






Myo Fusion Probiotic vs Myo Fusiom 








Como podemos ver pelas imagens, pintarola é coisa que não falta a nenhuma das duas. Agora vamos la analisar o que essas embalagens bem catitas escondem realmente por dentro. Começa-mos por olhar,e bem, para os quadros nutricionais e lista de ingredientes das mesmas:


Como podemos confirmar, e como o próprio fabricante também o diz, a quantidade de proteína por serviço na Probiotic continua a ser de 24g como já o era na Original. O que o fabricante não anuncia, é que esta quantidade de proteína é fornecida num serviço de 39g e não de 36 como é o caso da Original. Se a primogénita já não era muito proteica (67%) esta agora quase se torna num MRP, contendo apenas umas (míseras) 62g de proteína por cada 100g de produto!...
De destacar também a perda de vitaminas, da nova versão, nomeadamente a Vit A, C, D, E e Tiamina (B1). Esta vem completamente ausente deste reforço. Não é que fizesse muita diferença mas é mais um pormenor a apontar.
Ainda podemos destacar o aumento dos Hidratos de Carbono nesta versão Probiotic, que passa a fornecer por dose 9g em vez de de 5g da sua antecessora. Quase o dobro! Mas isto vai ser já explicado na analise dos ingredientes.
Nesta primeira vista de olhos podemos denotar uma perca de qualidade e quantidade nutricional da Probiotic em relação à Original. Vamos ver se o desmembrar dos ingredientes descortina o que se passa aqui.

                                                                                                                    PROBIOTIC
Nos ingredientes da Probiotic podemos encontrar algumas novidades em relação à versão Original. Nomeadamente, o facto de conter não uma, não duas, não três mas sim seis tipos de proteína diferentes! parece que agora está de moda! quanto mais fontes proteicas um suplemento de proteína tiver, mais massa muscular aumenta! Seja ela proteína whey nos mais diversos tipos e espécies, proteína de soja, proteína de ervilha e até proteína de arroz! mas não um arroz normal... Arroz integral!... vá-se lá saber..! Eu cá já vi um suplemento com dez tipos diferentes de proteína! deve ser fantástico!
Ironias à parte, este suplemento apresenta como segundo ingrediente a tal proteína de arroz integral (brown rice protein concentrate). O Sr. Gaspari pode dizer o que quiser mas nenhuma proteína de origem vegetal é comparável a uma de origem animal no que toca ao seu valor biológico e à capacidade de construir músculo. Este produto continua a perder pontos..!
Continuando a desmembrar os ingredientes descobrimos outras calinadas a nível de formulação. Logo após ao complexo proteico, aparece  os polímeros de glucose (Glucose Polymer) ou como eu prefiro chama-los maltodextrina. Mas não é isto que considero calinada, pois cada um chama as coisas pelo nome que quiser, mas sim o facto de logo a seguir a este ingrediente ter-mos a taurina e a glutamina, dois aminoácidos muito bons sem dúvida mas que aqui dão uma ajuda a este complexo a subir um pouco a proteína no quadro nutricional. Estes aminoácidos contam como proteína na tabela nutricional, por tanto, dos 62% de proteína que este produto fornece alguma dela provem destes aminoácidos! Quanto a mim, nem 60% de proteínas completas deverá ter este suplemento.
Continuando a analise, e porque sou um pouco preciosista nestas coisas,  encontro aqui uma incongruência que não percebo. Temos uma mistura de ingredientes que são chamados de nondairy creamer, ou seja, substâncias para dar aquela cremosidade ao batido e que neste caso segundo o próprio nome o diz são de origem não lácteo. Ora, é aí que a coisa não bate certo, pois dentro dos parêntesis para alem da lecitina de soja, óleo de girassol e sólidos de xarope de milho entre outros, encontramos caseinato de sódio. Este sim, um derivado do leite! talvez não seja considerado lácteo sei lá! Não encontro lógica para isto a não ser que a palavra "nondairy" esteja a mais. Algum erro de impressão talvez. Por último devemos referir que esta fórmula contem uma substância, que embora seja o último ingrediente, é ele o responsável pelo nome de Probiotic que leva esta proteína. Falo do GanedenBC. Quanto a mim este ingrediente não me convence, acho que na prática um iogurte faz o mesmo efeito, mas isto é a minha opinião!
                                                                       ORIGINAL                                   







Dando uma vista de olhos aos ingredientes da Myo Fusion Hydro (Original), podemos contar apenas 5 tipos de fontes proteicas! mas todas elas de origem animal, o que torna sem dúvida, este produto bem mais bio-disponível que a versão com probióticos. Por outro lado esta fórmula fornece um complexo de gorduras essências e de enzimas que a sua sucessora não contem. Não tem probióticos é verdade, mas tem mais proteína e toda ela de maior valor biológico! No entanto, continua a ter todas aquelas substâncias vazias (cellulose gum, mono e diglicéridos, polímeros de glucose, etc) que nada contribuem para aumentar a qualidade do produto mas que tão bem fazem ao sabor e textura do mesmo!
Dito isto e depois de ter analisado ambas até as suas entranhas, vou tentar classifica-las pelos seus pontos fortes e fracos:


Myo Fusion Probiotic:

Pontos fortes:
- Boa solubilidade
- Excelente sabor e textura (mesmo assim prefiro a anterior)
- Contem lactase
Pontos Fracos:
- Baixa concentração de proteína (62%)
- Sem reforço de vitaminas
- O segundo ingrediente é uma proteína vegetal
- Quase 10g de hidratos por dose
- Não contem as boas gorduras da versão anterior
- Contém quase quatro vezes mais sódio que a Original.


Myo Fusion (Original):

Pontos Fortes:
- Sabor e textura (não há dúvida que é do melhor que já provei no que toca a sabor)
- Complexo de enzimas (lactase e protease)
- Boa solubilidade 
- Fornece mais proteína que a versão Probiotica (67%)
- Complexo de vitaminas (embora ache que, neste ponto, podiam optar mais por vitaminas do grupo B)
Pontos Fracos:
- Concentração proteica baixa (Um suplemento de proteína deveria fornecer no mínimo 70% dela.)
- Cara, não acho nem esta nem a nova versão, suplementos justos no que toca a preço. Na relação Preço/Quantidade de proteína deixam muito a desejar.
- Muitos ingredientes vazios a ocupar espaço na fórmula. (muita parra e pouca uva!).

CONCLUSÕES:
No meu ponto de vista, estas proteínas são autênticos produtos de marketing, onde se investiu bastante na imagem e no sabor do produto. Acho que devem ter contratado alguns mestres de Pastelaria!... Se o sabor fosse sinónimo de aumento muscular então estes dois suplementos estariam no topo da pirâmide alimentar de um culturista!... Mas... Sabemos bem que não é assim, e bem pelo contrário, quanto melhor o sabor de uma proteína, geralmente, mais pós mágicos ela tem! Ela dissolve bem porque tem substâncias que ajudam, ela fica bem espessa porque tem espessantes e outros truques para que isso aconteça, ela sabe bem porque tem bons aromas é verdade mas também porque o sódio está lá presente! Quanto mais "tretas" tiver, menos proteína tem! e não é isso que procuramos num suplemento de Proteína???
Meus amigos, não se pode ter tudo! Para ter um pastel em forma de shake proteico temos um preço a pagar!...
Mas deixando estes pormenores de lado e centrando-me na comparação destes dois suplementos do Uncle Gaspari (Tio Gaspari), que foi isso que me trouxe cá; Sem dúvida que escolho a versão ORIGINAL. Sinceramente a tal patente dos bacillus  Coagulans (Ganeden) não me convence e se é por isso que querem comprar o produto, então dou-vos um conselho, misturem a Myo Fusion com um iogurte natural e não só terão lá os bacillus (lactobacillus neste caso) bem vivos e saltitantes como até o nível de proteína por dose será aumentado!

Já agora podem fazer a famosa Mousse de proteína ou a panqueca, que com este produto ficam qualquer coisa!

Bons Treinos!

13 comentários:

  1. Faz-me lembrar, uma mulher que chega a casa depois de uma noite de glamour..e tira a maquilhagem =) Neste momento, caíu a máscara à MyoFusion!!! Espero ver acontecer o mesmo à Nitro-tech e às de + q fazem do Markting o seu ponto forte..Parabéns, este POST está FANTÁSTICO*

    Hugo ;)

    ResponderEliminar
  2. Espectacular post! acho mesmo que a Probiotica é uma grande fantuchada! já tinha reparado na falta de proteína mas proteína de arroz? Muito bom! o mais incrível é que apesar de ter uma fonte vegetal consegue ter mais colesterol que a anterior!

    Adorei este Blog!

    Não pares já sou seguidor

    Edu

    ResponderEliminar
  3. Levanto aqui uma questão ao master chef , qual é para ti a melhor proteina q podemos comprar ? :)

    ResponderEliminar
  4. Caro Rgonçalves no meu post: Como escolher um suplemento de Proteína cujo link: http://mastermusculos.blogspot.pt/2012/03/como-escolher-um-suplemento-de-proteina.html
    Respondo em certa medida a essa pergunta!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  5. Perguntei pq sempre fui adepto da ON , mas desde q arranjo a myofusion a um preço bastante consideravel comparado com os " grandes sites " tem sido a minha escolha ! Mas com este artigo fiquei com o pé atras !

    abraço e continuação de bom trabalho !

    ResponderEliminar
  6. Quanto à ON, suponho que falas da 100% Whey Gold Standart. Essa é bem melhor que a myo fusion! Não considero a myo fusion um mau produto mas não é de todo uma compra inteligente. Mas para quem pode comprar mais do que uma proteína, podemos usar a myo fusion como um doce ou sobremesa de vez em quando! Um batido desta proteína será sempre melhor que um folhado de maça ou um cheesecake! a nivel nutricional claro!

    Abraço e obrigado pelos comentários!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obg pela resposta chef , mesmo ! Já deixei os doces á muito ! eheh
      comecei a comprar a myofuison pq o saco da on agora custa 100€ , e a myofusion 2kg comprava a 35€ já c/ portes ! ( agora aumentaram o preço ) .

      Posso saber a tua opiniao sobre a ELITE WHEY GOURMET ( whey & casein blend ) ?

      Eliminar
  7. força ... muito bom estes post ... faz falta

    ResponderEliminar
  8. Grande crítica! muito bom! espero ver mais comparações e testes a estes suplementos "fantuchada"

    Rafa

    ResponderEliminar
  9. Grande crítica! Espero ver aqui mais comparações e testes a estes produtos "fantuchada"
    Bom Trabalho!
    Obrigado por partilhar!

    Rafa

    ResponderEliminar
  10. Tomo esse suplemento e tenho obtido excelentes resultados!

    ResponderEliminar
  11. O Myofusion elite parece ser uma boa opção para o desjejum, o que acha?

    ResponderEliminar
  12. Uso Myofusion como pré-sono e/ou desjejum, tive otimos resultados, é um excelente produto, o artigo trata essa proteina como pos-treino, contudo, entendo como um blend de proteinas, utilizavel entre refeiçoes e antes de dormir. Para o pos-treino, a gaspari possui outros produtos de tambem excelente qualidade.

    ResponderEliminar