CULTURISMO - O Livro


Caros leitores (sei que somos poucos... mas bons!), quero aqui partilhar uma experiência... E como não só de receitas se faz este blogue aqui vai:
No verão passado numa feira do livro, mais precisamente em Tavira, comprei um exemplar de um livro chamado CULTURISMO, de António Gonzales. Livro editado em 1960! Como fã e apaixonado por este desporto, não podia deixar passar a oportunidade e a troco de 5 euritos trouxe o dito cujo. 




Posso-vos dizer que vale cada cêntimo que dei por ele. Lá dentro contém algumas pérolas espectaculares. E são algumas delas que quero partilhar com vocês.
Para quem não sabe, foi nesta década que começou a competição rainha desta modalidade, o Mr. Olympia. Mais precisamente em 1965, sendo o primeiro culturista a ganha-la o Larry Scott, que ficou conhecido pelos seus bicipetes. Ainda hoje em qualquer ginásio encontramos o famoso Banco Scott.





















Por tanto podemos considerar esta década uma das mais importantes neste desporto no que toca à exposição do mesmo.
Entretanto, aqui mesmo ao lado um culturista espanhol de nome António Gonzales, inspirado pelo que lia e estudava sobre a cultura física, decide escrever um livro sobre todo o seu conhecimento e experiência pessoal. Na verdade até escreveu mais que um. Que eu conheça foram dois.

Neste livro CULTURISMO, encontrei capítulos interessantíssimos... O primeiro Capitulo: "LA RESPIRACIÓN"... a respiração?... Mas quem raio hoje em dia se preocupa com a respiração?
Sabemos que temos que inspirar na fase concêntrica e expirar na excêntrica, ou será ao contrário?... Na verdade acho que ninguém se preocupa com isso. Mas este Livro dedica um capítulo de seis páginas a este assunto. Explica o fenómeno da respiração como se de um livro de biologia se tratasse, mas com uma escrita simples e bem compreensível.  


O que mais gosto deste livro é a "pureza" com que é tratada a expressão "Cultura Física" ou Simplesmente "Culturismo". Dedica capítulos aos órgãos, a anatomia, fala da importância de respirar ar puro, de saúde, de alimentação... Até um capítulo dedicado à Higiene tem, "HIGIENE DEL CULTURISTA"... Estão a perguntar-se se ensina a tomar banho?... Pois ensina!...Fala da transpiração, a que temperatura devemos tomar banho, os diversos tipos de banhos... Enfim...É infindável os pequenos tesouros que encontramos nestas páginas.


Não é que eu tenha aprendido alguma coisa revolucionária, que ficou esquecida com o tempo, ao ler este livro; Não tem rotinas de treino, nem sequer desvenda nenhum segredo obscuro que deveria estar guardado a sete chaves!... Mas na verdade é um livro lindo e virtuoso que remonta aos inícios do Culturismo como modalidade desportiva propriamente dita e  que nos faz imaginar e sonhar em que tempos eram aqueles!...

A seguir partilho algumas imagens, do que julgo ser, um dos capítulos mais engraçados e pertinentes do livro. Como podem ver pelas mesmas, o autor não só se preocupava muito com a musculatura do pescoço como é quase infindável os diversos exercícios propostos pelo mesmo. Espectacular!

Impensável fazer isto num ginásio!



 

Não tentem fazer isto em casa





















Sem dúvida, exercícios bem ortodoxos e complexos. Ma na verdade dificilmente se vê hoje em dia alguém a treinar estes músculos. Exceptuando os pugilistas e talvez algum atleta de outra modalidade de luta não vejo nenhum culturista a fazer nada parecido.





Este livro é sobre tudo uma homenagem a este desporto, que ao contrário do que muitos pensam, rege-se por princípios bem definidos, como a saúde, alimentação, condição física, honestidade, empenho, dedicação e sobre tudo DETERMINAÇÃO. 
Valores que muitos teimam em não atribuir ao Culturismo, mas que fazem, sem dúvida nenhuma, parte integrante de quem gosta e vive, de e para, este desporto.

Não é por nada que cada vez mais atletas dos mais diversos desportos procuram no treino e ensinamentos de musculação um complemento e apoio ao seu desporto. 

Já dizia um culturista deste pais e grande amigo meu: "O culturismo não é apenas um desporto, é uma forma de estar é uma filosofia de vida"
Eu digo mais: primeiro estranha-se, depois entranha-se!

Fica aqui a minha partilha!




2 comentários:

  1. Eu também tenho este livro! incrível! Gostei do Post!
    Abraço

    Vieira

    ResponderEliminar