Bolo de Banana Proteico

Esta é mais uma receita muito simples e que funciona sempre. Podemos alterar alguns ingredientes a nosso gosto, mas o resultado será sempre comestível.

Desta vez testei um novo ingrediente que comecei a usar a bem pouco tempo, farinha de coco. Para quem não conhece, a farinha de coco fornece 18% de proteína, é rica em fibras e em gordura, e muito baixa em hidratos de carbono. Não contêm gluten e tem um aroma incrível. Seria tudo positivo nela não fosse o seu preço! É muito cara! Mas se a usarmos em pequenas quantidades cumpre bem a sua função e reduzimos drasticamente a quantidade de açucares de qualquer bolo, assim como a sua carga glicémica. 

O segredo deste bolo esta na cozedura, terá que ser em forno médio (160º) durante uns 40 minutos, ou mais!


No final teremos um bolo bem nutritivo e delicioso, com uma boa dose de proteína que podemos levar e comer em qualquer lado.

Agora os Ingredientes:


200g de Banana (Aprox. 2 Bananas medias)
3 Ovos  grandes (ou 200ml Claras líquidas)
20g Farinha de coco (podemos usar de trigo ou trigo sarraceno mas ai os hidratos vão aumentar)
50g Flocos de aveia (ou farinha de aveia)
50g Proteína Whey de Banana ou Baunilha
50ml Leite de coco
3 Colheres de sopa de Nozes moídas
1 Colher de sopa de Azeite (coloco sempre uma colher de azeite em quase tudo o que faço!)
1 Colher de chá de sementes de papoila
1 Colher de chá de canela em pó
1 Colher de chá de fermento para bolos (ou Bicarbonato de sódio)



Cortar as bananas às rodelas...

Misturar as bananas e o resto dos ingredientes num liquidificador ou batedeira eléctrica até obter uma massa algo parecida com isto:



Despejar esta massa numa forma rectangular (Tipo Bolo Inglês) não muito grande. Untei a forma com spray de azeite e passei por farinha.



Espalhei por cima uns flocos de aveia
para decorar!
 Cozer em forno médio (160º) durante uns 30 a 45 minutos. Esta é a parte mais importante. Este bolo tem tendência a ficar húmido. Apesar de ter uma quantidade generosa de proteína whey e que este ingrediente tende a secar muito, as bananas retêm bastante a humidade. Por isso a cozedura deverá ser lenta.





Tive um pequeno azar, pois tirei-o do forno muito cedo e ele abateu um pouco. Ficou bom na mesma mas aconselho a não tira-lo antes de uns 30 minutos de cozedura!
Este bolo fica com um sabor incrível. Muito bom e bem doce sem ter ponta de açúcar!

Quanto as suas características nutricionais, calculei os seguintes macros aproximados para uma fatia (dividi o bolo em 10 fatias):

Proteína: 9,7g
Hidratos de Carbono: 10,2g
dos quais Açúcar: 4,2g
Gordura: 5,5g
Fibra: 2,7g

Espero que gostem!


10 comentários:

  1. Vou fazer; parece delicioso!

    Acho que vou usar outra farinha que não a de coco, não é fácil encontrar e pelo que vi é bué cara!

    Abraço

    Luis Pimenta

    ResponderEliminar
  2. Fiz hoje e usei claras, coco ralado em vez da farinha e whey de morango em vez de banana (morango e banana também é boa combinação). Pois bem, ficou excelente, todo o pessoal cá em casa quis provar. É incrível como um bolo sem qualquer açúcar adicionado fica tão bom e doce! Obrigado pela grande receita e já agora pelo óptimo blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo teu Feed João Maria, é por estas e por outras que me vou mantendo por cá. Sim este bolo pode servir de base e possibilita um sem fim de alterações! Coco ralado! Boa ideia!

      Abraço!

      Eliminar
    2. O azeite serve para quê? É necessário?
      Obrigado!

      Eliminar
  3. Descobri hoje o teu blog, e esta parte das receitas está muito boa, tenho é alguma dificuldade em encontrar alguns dos ingredientes, como o caso do spray de azeite ou as sementes de papoila, se puderes informar onde encontrar ajuda bastante. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valter, obrigado pelo teu comentário, as sementes de papoila encontras em qualquer dietética, o azeite em spray não é obrigatório pode untar a forma embebendo um papel de cozinha em azeite, contudo eu uso este:
      http://www.purafibra.net/_plat2/p_zoom.cfm?cod_loja=59&frm_codigo=ALGOLVNT

      Cumprimentos

      Eliminar
  4. Olá, muito inspirador o seu blog!
    Recentemente eu extraí o óleo de coco, e tinha muito bagaço guardado, então aproveitei em substituição a farinha de coco. Também usei o whey de chocolate pra aproveitar o que tinha. O resultado ficou diferente, mas bem comível...
    Abraços!

    ResponderEliminar
  5. Olá, desde já parabéns pelo blog :)

    Será que dá para substituir a farinha de coco pela farinha de alfarroba?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, obrigado pelo comentário! Sim, pode-se substituir a farinha de coco pela farinha de alfarroba ou mesmo cacau em pó. Mas atenção, nesse caso passaria o leite de coco para uns 20ml ou menos. É que a farinha de coco absorve alguma humidade pois tem mais de 35% de fibra, o mesmo não acontece com a farinha de alfarroba.

      Eliminar
  6. Parabéns suas receitas são legais vou experimentar.
    Gostei bastantes de todas as informações encontradas.

    ResponderEliminar