Brownie Proteico Choco Whey Com Cobertura Branco e Negro


Companheiros de luta, estou aqui novamente para partilhar com vocês outra receitinha fantástica. Eu sei que muitos leitores deste sitio procuram receitas e dicas simples, e que essa, é uma das razões porque perdem algum do seu tempo a ler as palavras (leia-se bacoradas) que eu por aqui escrevo. Mas desta vez quis complicar, vamos fazer algo mais requintado! 
Esta receita é dedicada a quem, como eu, é fã incondicional do chocolate NEGRO, sim, como eu chamo, chocolate de homem! por que isso de chocolatinho de leite não é d'homem de certeza! Esta receita é para ser apreciada pelos verdadeiros amantes do Chocolate!

Como estamos em época natalícia vem mesmo a calhar um docinho. Mas este não deixa a proteína de parte, muito pelo contrário. Proteína é coisa que não falta nesta deliciosa sobremesa. Muito baixa em açúcar e com gorduras de qualidade, este brownie pode fazer a delícia de qualquer atleta que leve uma dieta mais ou menos rigorosa sem medo de estar a "fugir" ou a ingerir alimentos lixo. Basta reparar no cálculo nutricional que coloco no fim deste post e nos ingredientes usados, para perceber que se trata de um alimento perfeitamente permitido em qualquer tipo de dieta, seja ela para aumento ou perca de peso.

Tenho andado a experimentar novos ingredientes e prontamente verificarão aqui no blogue a inclusão dos mesmos em futuras receitas. Desta vez usei Farinha de Quinoa. Cereal originário dos Andes (Chile, Peru e Colômbia) cultivado pelos Incas. De grande poder nutricional, rico em proteína (14%), vitaminas B1, B2, B3, B6, C, E e Minerais como o Ferro, Fósforo e cálcio. Não contem gluten e é rico em gorduras polinsaturadas (ómega 3 e 6). Na falta dela podem usar farinha de trigo sarraceno ou trigo integral, esta última para quem não suprime o gluten da alimentação. Vou também usar o Leite de coco, por não conter lactose e fornecer uma quantidade de gorduras energéticas que vão dar jeito nesta receita! 

Usei beterraba cozida nesta receita, legume que serve aqui, para manter a humidade no biscoito, pois ao usar whey protein corremos o risco de o mesmo ficar muito seco. Para quem não gosta de beterraba, pode usar na mesma proporção, abóbora ou cenoura cozida. Devo confessar que aquele sabor (a terra) típico da beterraba cozida, que não é apreciado por todos,  mesmo com todo o cacau e o sabor a chocolate da proteína que usei, não desaparece completamente. Nota-se no fundo do paladar, por isso, aconselho a que não gostar da beterraba usar outro legume. Seja como for, a ideia é conseguir um Brownie bem escuro e com sabor bem forte a chocolate.

Agora deixemos a conversa e vamos lá ver o que precisamos:

Para o Biscoito:

150ml Claras liquidas (por acaso não tinha e usei ovos na mesma quantidade)
40g Cacau em pó
40g My whey Chocolate
40g Farinha de aveia (flocos de aveia moídos)
200g Beterraba cozida
40g 
Farinha de quinoa (pode ser de trigo sarraceno também ou trigo integral)
20g Farinha de avelã (avelã moída)
100ml Leite de coco
2 Colher de sopa de adoçante em pó (Xilitol ou Stevia)

1 Colher de Azeite Extra Virgem 
1 Colher de chá de Bicarbonato de sódio (ou fermento para bolos)


Leite de coco. Usei este
que embora não sendo biológico
não tem espessantes nem
conservantes
Pesagem dos ingredientes.


















Coberturas:

Negra:
Chocolate Negro (min. 70%) sem açúcar (usei Pingo doce)
Leite de coco

Branca:
1 Iogurte natural
20g My Whey baunilha


A preparação do Biscoito é muito simples. Misturamos todos os ingredientes secos num recipiente e batemos num liquidificador os ingredientes húmidos. aconselho a cortar a beterraba (se for o caso) para facilitar a tarefa.
Depois é só misturar os secos com os húmidos:


A cor da Beterraba faz-se notar!
Agora, é só despejar esta mistela numa forma de silicone. Eu usei uma com formato de bolo inglês (era a que tinha). Se não tiverem formas de silicone usem alguma anti-aderente de preferência. Outra opção será forrar uma forma com papel vegetal. Isto só para evitar usar gorduras!


Cá temos o dito cujo antes de entrar no Forno!
 Agora é só cozer em forno pré-aquecido a 160º durante uns 30 a 35 minutos aproximadamente. Deverá ficar fofo e com alguma humidade.




Este delicioso biscoito pode ser comido assim mesmo como está, ou ser usado para confeccionar estes pequenos bombons:



Para isto cortamos pequenos quadrados do Biscoito (Usei um cortador de biscoitos). Cobrimos com chocolate negro 70% sem açúcar, derretido e misturado com um pouco de leite de coco para se tornar mais líquido e mais ligeiro. Reserva-se no frigorífico até o chocolate solidificar.




Para fazer o creme branco misturamos umas 20g de proteína Whey de baunilha com um iogurte natural. Misturar bem até conseguir algo como isto:


Cobrir os pequenos bombons com este creme branco e já estão prontos a devorar!
Acreditem que fica uma sobremesa soberba e deliciosa, digna de fazer parte de um jantar especial.



Pode-se testar outras coberturas: Doce de fruta sem açúcar, compota, manteiga de amendoim, pasta de amêndoa ou caju, etc...

Macros por 100g (do biscoito sem cobertura):

Proteína: 25g
Hidratos: 22g dos quais açucares 4g
Gordura: 12g
*Fibra:      9g

*A fibra não é um macro nutriente mas considero sempre relevante a presença dela.

2 comentários:

  1. 200g de Beterraba cozida? Quanto pesa cada uma aproximadamente? Como cozer a beterraba?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens no Lidl já cozida e embalada em vácuo! mas como digo podes usar outro legume como abóbora ou cenoura por exemplo!

      Eliminar