Refeições Saudáveis Embaladas - Uma Opção ou Não?

Meus Caros, 
Todos nós que nos preocupamos com aquilo que ingerimos e que de uma forma ou outra seguimos alguma dieta ou estilo de alimentação saudável, sabemos o trabalho que dá, preparar dia a dia as nossas refeições.
Eis então que encontro, a uns tempos a esta parte, algo que me chamou a atenção. Certeza já alguns de vocês já conhecem, a Performance Meals.


Uma marca de comida embalada para desportistas. Segundo o próprio slogan: Nutrição equilibrada para pessoas activas!... Será que sim? é o que vamos ver...

Mandei vir sem mais demora duas embalagens para experimentar o que em teoria seria uma forma de substituir uma ou outra refeição por algo pratico mas que não comprometesse a dieta e que sobre tudo fornecesse nutrientes de qualidade.

Decidi experimentar primeiro o Thai-Style Chicken Breast, ou seja: Peito de frango ao estilo Tailandês! Com nomes bem sugestivos e uma lista de ingredientes que mais parece uma lista de compras, começam as dúvidas sobre o quão saudáveis serão estas embalagens de comida!  


Olhando para o quadro nutricional, é bem patente a presença do nosso tão querido macronutriente, a proteína. Este pacote fornece 48g dela! 
Ainda assim reservo o meu entusiasmo, pois a minha duvida de como se preserva comida já confeccionada num saco plástico durante um ano, continua sem resposta!... Sim, esta embalagem vem com uma data de validade para Setembro de 2013!! Como já a comprei a umas duas semanas e a um armazenista que já a deve ter comprado a algum tempo, calculo que seja um ano de validade (ou mais) desde a data de fabrico.

Segundo a marca, não contém conservantes nem aditivos artificiais e que o segredo está na forma de fabrico. Pelo que percebo o alimento é preparado dentro do próprio saco que serve de embalagem. Com este processo morrem todas as bactérias que poderiam degradar os alimentos e assim consegue-se uma data de validade que até mete impressão e umas embalagens muito práticas e que não precisam de serem refrigeradas ou congeladas ou qualquer outra condição especial para manter os alimentos nelas contidas! 

Dito isto, e já tendo aguçado a vossa curiosidade, vamos sair da teoria e passar à prática! Será que no mundo real estas comidas pré-confeccionadas são tão apetitosas como parecem?... Ora vejamos:

Aqui deixo uma sequência de imagens, que demonstram e ilustram bem o bonito que se pode ser por fora e...






Sim, eu sei, isto não tem lá muito bom aspecto!... Na verdade, e na minha humilde opinião não é só o aspecto que é mau. Esta refeição é salgada e picante que tolhe! Até pode ser a refeição mais saudável do mundo (que não é!) mas o seu sabor e aspecto deixam muito a desejar. 

Enquanto aquecia o pacote no microondas o cheiro até não era mau, a cozinha ficou rapidamente repleta de um cheiro que faz lembrar um restaurante indiano, mas depois de abrir a embalagem e colocar no prato... Meu Deus, tive que ganhar coragem para meter isto à boca.
Depois de provar a primeira garfada, sente-se de imediato o cariz picante e ao mesmo tempo salgado deste prato. Surpreendentemente depois de todo aquele impacto visual e após ter deglutido umas duas ou três garfadas deste género alimentar, o sabor até nem é tão mau quanto se possa imaginar. No entanto, não é, de todo, uma comida saudável!
O molho é espesso e viscoso, suponho que será pela farinha de milho que aparece nos ingredientes. O sabor é bem intenso e ficamos a senti-lo durante horas!



Confesso que fiquei bem desiludido com esta refeição. É verdade que eles têm  mais duas variedades, mas também é verdade que ainda tenho a outra embalagem em casa de "MEXICAN-STYLE BEEF" à espera que eu ganhe coragem ou que haja uma terceira guerra mundial e não tenha mais nada para comer...

Resumindo: Não querendo denegrir estes produtos, dou os meus parabéns pelo conceito, que não sendo pioneiro, é no mínimo inovador. Dou no entanto um conselho: Optar por refeições mais simples e sem tanto sal adicionado seria um primeiro passo a dar.
Pessoalmente não volto a comprar estas refeições, não senti que estivesse a comer algo assim tão saudável, muito pelo contrário, fiquei com aquele sabor na boca durante horas!

Afinal vou continuar à espera de refeições pré-embaladas que sejam dignas de um atleta que procura proteína sim, mas sobre tudo que procura comer saudável!


3 comentários:

  1. Realmente o aspecto não é dos melhores! Prefiro o meu peito de frango grelhado com limão e ervas!

    Bom Post! Obrigado pela partilha Master!

    Joaquim

    ResponderEliminar
  2. Que grande bosta estas comidas!

    ResponderEliminar
  3. Já experimentei o "MEXICAN-STYLE BEEF". De facto é um pouco salgado e picante...para mim o picante não é defeito, mas podia ter menos sal, sim. Parece-me uma solução razoável para "emergências".

    ResponderEliminar