Bolinhas de Amêndoa e Coco


Isto de ser obrigado a ficar em casa não é coisa fácil. Já estou no terceiro dia de recuperação da tal fractura do meu rico perónio, e a perna continua inchada que nem uma courgete! 
Repouso absoluto, gelo, muito gelo, e isto nada que mirra! 

Vou iniciar a toma de alguns suplementos para ajudar na formação do calo ósseo, calo este que necessito desesperadamente!

Vitamina C, Cálcio, Magnésio, Zinco, Selénio  Vitamina D e Ómega 3 fazem parte do arsenal de suplementos para que não falte nada ao dito calo!


Mas como o tempo é coisa que não me falta agora, para além de tomar comprimidos e comer que nem uma lontra o dia todo, decidi ir fazendo algo por este blogue, que é como quem diz, partilhar as mil e uma receitas de proteína que vou inventando e testando!

Desta vez vou fazer umas bolinhas de amêndoa com coco. Algo simples e bem portátil, que podemos levar e deglutir em qualquer lugar, com a garantia de que proteína é coisa que não vai faltar as ditas cujas! 

O processo é em tudo idêntico ao das barras de proteína, porém, a proporção dos ingredientes e a cobertura é diferente.

Ingredientes:

50g de Proteína whey de baunilha (usei esta)
50g de Amêndoa moída
50g de Coco ralado 
50ml Leite de amêndoa (pode ser de coco, soja, avelã, aveia, arroz, etc).
O leite tem que ser colocado pouco a pouco, podemos não precisar desta quantidade ou até podemos precisar de mais um pouco.

Para fazer esta mistela, colocamos os ingredientes secos num recipiente, mexemos tudo bem mexido até ficar uma farinha de cor uniforme. Colocamos o leite pouco a pouco ao mesmo tempo que vamos amassando com uma colher de pau ou mesmo com as mãos. A ideia é conseguir uma massa moldável. Não deverá ficar exageradamente húmida nem seca demais.
Algo parecido com o que vemos na imagem:



Agora só precisamos de dar forma ás bolinhas e passa-las por coco ralado:




Coloca-las num tabuleiro para posteriormente guardar no frigorífico, desta forma vão ganhar alguma firmeza e consistência.



 Para além de bonitas, ficam deliciosas! Receita bem simples e carregada de ingredientes de qualidade! 




Ricas em proteína, mct's, cálcio e com um índice glicémico bem baixo. Ideais para comer ao lanche antes do treino, como snack entre refeições ou mesmo à noite quando sentirmos aquela ansiedade por doces!
Podem ser usadas em dietas cetogénicas, dietas de controlo de hidratos ou mesmo para desportistas que sigam em alguma medida a dieta Paleo.

Macros: (por 100gr aprox. 4 bolinhas)

Calorias: 447,5
Proteína: 27,5g
Hidratos: 11,6g
Gordura:  32,5g
Fibra:      6,25g

Muitos de vocês vão olhar para as calorias e para a quantidade de gordura e vão dizer que isto é uma bomba calórica. Não os censuro, mas se esses valores se tornam incomodativos psicologicamente então troquem a farinha de amêndoa por farinha de aveia. A gordura baixará significativamente assim como as calorias, mas os hidratos vão aumentar logicamente! Enfim, não se pode ter tudo!

5 comentários:

  1. Adorei as receitas, vou experimentar algumas :)

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  2. Adorei essa receita! Fiz com whey que tinha em casa (choko Smooth), o cheiro e a aprencia estao ótimos. O gosto vou saber quando tirar da geladeira pra comer!!! Hmmmm

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