Bolo de Proteína Simples



Antes de mais, devo dizer que esta receita não é minha. Conheço vários atletas que fazem este bolo de forma a comerem em vez de beberem a sua dose de proteína antes de deitar. 

De facto é uma forma bem simples de preparar um bolo bem proteico e praticamente sem hidratos de carbono.

Alguns fazem no microondas outros no forno. O Bruno mistura claras líquidas com proteína whey (my whey) sabor a caramelo e mete no microondas, chama a este bolo Tiramissu de Caramelo. O Vítor bate as claras em castelo e faz logo meio litro de claras que dá para dois dias, coze no forno e diz que fica um espanto! São inúmeros os atletas que aqui e ali me vão dizendo que fazem este bolo e eu, o Master, nunca o fiz! Imperdoável...! 

Pois bem, estou em casa com uma fractura do Perónio, sem poder fazer nada. Uma espécie de prisão domiciliária forçada! Como o tempo é coisa que não me falta neste momento, chegou a hora de ver se realmente este tão falado bolo é assim tão simples e tão bom, chegou a hora de testar esta receita...

Usei:

1 Colher de sopa de cacau em pó (opcional)
30g Manteiga de Amendoim natural (Master Peanut)*
1 Colher de sopa de uma mistura de sementes da LinWoods: Linhaça com bagas de goji, girassol, pevides de abóbora e sésamo. Ver aqui 
1 Colher de chá de fermento para bolos em pó.

*Esta manteiga de amendoim é uma obra prima, está disponível (por agora) nas lojas Purafibra, mas brevemente será distribuída por "todo ó Portugal" :)
Para quem acha que o nome desta manteiga de amendoim tem algo a ver com o de este blogue, deixe-me dizer-lhe que é pura coincidência!... Ou talvez não...!

Adicionei alguma gordura para conseguir o efeito de absorção progressiva. Já que vamos usar este bolo como refeição proteica antes de deitar precisamos que ela crie um fornecimento continuado durante as primeiras oras de sono. Ao mesmo tempo o sabor do amendoim com o chocolate fica excelente.

Fiz assim:

Bati as claras em castelo (não me pareceu de todo essêncial este passo porque o bolo depois de sair do forno desce sempre e o efeito fofo se perde)
Depois com a batedeira (fiz na Bimby) a funcionar a baixa velocidade fui colocando os restantes ingredientes previamente misturados. Envolver bem e pronto!

Coloquei em forma anti-aderente, previamente pulverizada com azeite em spray e passada por farinha de aveia.




Cozer em forno médio (150º) durante uns 25 minutos para não deixar secar demais.



O resultado é um bolo mais ou menos bem conseguido. Não posso dizer que seja o bolo mais saboroso que já comi, mas tendo em conta as quantidades industriais de proteína que fornece e o seu baixo conteúdo em hc's, parece-me de facto, uma opção bem válida na hora de variar a refeição antes de deitar ou mesmo um snack ao meio da tarde.




Macros (por metade do bolo):

Calorias:    220 
Proteína:   33g
Hidratos:  8,3g
açucares:     2g
Gordura:   12g
Fibra:       4,5g

Como se pode confirmar pelos macros, este bolo fornece uma dose de proteína considerável e de qualidade. Podemos "personalizar" esta receita como bem entender-mos, usar outros sabores, misturar outros ingredientes, adicionar mais hidratos ou mais fibra. As opções são infindáveis, toca a experimentar!

8 comentários:

  1. Bom dia, onde posso encontrar as clara liquidas à venda? Já ouvi falar da Macro mas não tenho possibilidade de la ir e em outros supermercados em que procurei não encontrei. Obigado
    Hugo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, nas lojas SLNUTRITION consegue encontrar as claras de ovo em pacotes individuais. Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Bom Dia,

      Hugo, podes encontrar as Claras de Ovo assim como a Proteína usada nesta receita PFN MyWhey nas Lojas PuraFibra.

      Tens aqui o Link do facebook:
      https://www.facebook.com/PURAFIBRA.SUPLEMENTOS

      Obrigado.

      Hugo Abreu

      Eliminar
    3. Pode encontrar as claras no corte inglês em Gaia. 2€ o litro 1€ 320ml

      Eliminar
  2. claras de ovo há no supercor. na zona do leite. custam um euro e tal

    ResponderEliminar
  3. Boas! antes de mais, tens aqui um blog 5 estrelas até para quem pouco ou nada cozinha, como eu! tudo muito fácil de entender, texto simples e sucinto! ;) Ora bem, a minha questão é, eu tenho um gainer super docinho nao é verdade, que já não uso à algum tempo porque estou a conseguir fazer uma boa alimentação! Eu posso nesta receita substituir a proteina pelo meu gainer? Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Boas! Antes de mais deixa-me dizer que tens aqui um blog 5 estrelas mesmo para quem pouco ou nada cozinha, como eu! Tudo facil de entender, texto simples e sucinto! ;) Ora bem, a minha questao é a seguinte, eu tenho um gainer (muito docinho nao é verdade...) que ja nao utilizo à algum tempo, felizmente porque estou a conseguir fazer uma boa alimentaçao! Eu posso substituir nesta receita a proteina pelo gainer? cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Achei em mercado grande como mundial

    ResponderEliminar