Chips de Batata-doce


A dieta de quem procura aumentar a massa muscular como se não houvesse amanha, pode tornar-se um pouco monótona. Nem sempre é fácil ter novas ideias e testar uma ou outra alternativa culinária, quando o tempo e o nosso dia a dia passam a voar. Todos aqueles que lêem este blogue e que preparam as suas próprias refeições todos os dias, sabem bem do que falo.

Grelhar meia dúzia de peitos de frango, cozer arroz branco, uma batata-doce ou mesmo massa, é sem dúvida, o mais simples na hora de confeccionar as nossas refeições. 
E o que fazer para que a comida não nos saiba sempre igual? Pois, usamos temperos diversos! hoje é com limão, amanhã com alho, depois pimenta, paprica, caril, louro, etc!! Se queremos algo bem radical e diferente, juntamos todos os temperos e ervas ao mesmo tempo..!! Espectacular!
O problema é que continuamos a ter o raio do peito de frango grelhado, que nem uma sola de sapato!... E, como se não chegasse, continuamos a ter o arroz ou a batata-doce cozidinha!!! 
Resultado: mais dia menos dia, desistimos deste tipo de alimentação, ou então, começamos a emborcar batidos de proteína da manhã à noite!

Foi por estas e por outras razões que um dia (já não sei bem quando, mas também não interessa para o caso!) decidi criar este espaço! 

Esta receita que na verdade não é bem uma receita, é mais um método ou uma alternativa de preparar a dita batata-doce, surge no intuito de dar uma lufada de ar fresco ao típico arroz branco ou batata-doce que acompanha regularmente as nossas refeições.

Soluções para variar a parte proteica das nossas refeições, já tenho dado muitas neste blogue, mas no que toca aos hidratos de carbono, tenho-me descuidado; por isso, aqui vai uma boa opção para quem quer variar de vez em quando.

São um excelente acompanhamento e ficam incrivelmente saborosas. Podemos usa-las também como snack ou aperitivo! 

Vamos precisar:

Batata-doce (evidentemente)
Um tabuleiro de forno (o maior possível, até podemos usar dois)
Azeite em Spray ou então papel vegetal para quem foge das gorduras.



Preparação:

Lavar bem a batata-doce ou tirar a pele (para mim é com pele e tudo!) e cortar em finas rodelas. Podemos usar um cortador ou mesmo uma faca. (Rodelas mais finas ficam mais crocantes)
Dispo-las no tabuleiro, pré-borrifado com o azeite em spray ou forrado com o papel vegetal. O importante é que não fiquem umas sobre as outras, têm que ficar todas a tocar no fundo, muito juntas e bem distribuídas, como mostra nas imagens:



Antes de irem ao forno podemos tempera-las com ervas ou especiarias ao nosso gosto. Eu usei louro moído e alho em pó! Adoro Alho!


Assar em forno pré-aquecido (220º) durante 20 minutos aproximadamente. Quando tiverem aquele aspecto douradinho toca a tirar!











Digam lá se não estão com bom aspecto? Douradas, estaladiças, saborosas...

Uma travessa delas com queijo gratinado no forno, umas fajitas de frango,  chilli, pickles e molho de guacamole!.. Delícia dos Deuses Aztecas! Só faltariam umas Coronas para ter um jantar ou almoço, quase, Mexicano!.. Andalé, andalé! 

1 comentário:

  1. Olá!!! Fiz hoje estas chips e adorei!!! Novo snack pré-treino hehehe Obrigada pela dica!

    ResponderEliminar