Homus Árabe Proteico

homus de grao de bicoVamos lá então a mais uma receita bem simples, desta feita usando uma leguminosa que eu adoro: o Grão-de-bico, em inglês Chickpea. Ele é rico em proteína e hidratos de carbono de digestão lenta. Pode ser usado como acompanhamento ou na preparação de algumas receitas bem interessantes, sejam elas doces ou salgadas. 
Em próximas receitas vão-me ver usar a farinha de grão de bico, uma farinha bem nutritiva que pode substituir o trigo e que tem a vantagem de não ter gluten.

Homus (em árabe حُمُّص, hommos) é um prato da culinária do Médio Oriente feito com pasta de Grão de Bico e Tahine (pasta de sésamo), normalmente temperado com sumo de limão, cominho, alho, azeite e páprica.
Esta deliciosa pasta pode servir de acompanhamento ou mesmo como prato principal, pois nutrientes de qualidade é que não lhe faltam.

Vou aqui partilhar com vocês a minha versão de Homus, e como era de esperar, é bem recheada de proteína! 
É uma receita simples que pode ser personalizada à vossa medida e gosto. Podem trocar alguns ingredientes por outros tendo em conta sempre que essa troca também alterará o valor nutricional tanto em macro como em micronutrientes.

Vamos lá então à minha receita de Homus:


Homus Proteico com pasta de amendoim, ovo e sementes de Cânhamo!

Ingredientes:


- 300g Grão de Bico Cozido (pode ser em lata ou frasco)
- 30ml de Azeite extra virgem
- 1 Dente de alho
- 2 Colheres de sopa de manteiga de amendoim natural (usei Master Peanut Crocante
- 1 Ovo cozido XL
- Salsa fresca qb (não tinha fresca e usei seca, mas sem dúvida que fresca é muito melhor)
- Sumo de um limão
- 2 Colheres de sopa de sementes de cânhamo (podem ser outras sementes ou nenhumas é uma questão de gosto e do que queremos de nutrientes)
- Pimenta preta moída qb

Substituí a pasta de sésamo por pasta de amendoim para aumentar a quantidade de proteína. Para além de gostar mais do sabor à amendoim que do sésamo, mas isto é uma questão pessoal. 

Preparação:

Colocam-se todos os ingredientes num liquidificador ou processador de alimentos e bate-se até se conseguir uma pasta cremosa. Deve-se ir provando para apurar os temperos (adicionar mais limão, azeite, etc). Quem quiser ou sentir necessidade pode usar sal (sal marinho ou flor de sal de preferência claro), eu não achei necessário o seu uso.
Pode-se deixar a pasta mais cremosa ou mais grudenta, dependendo do gosto de cada um, para isso, processar mais ou menos os ingredientes, obviamente.

No fim obtemos um delicioso paté carregado de nutrientes de qualidade, e claro, muita proteína!!!



puré de grao de bico

O seu sabor é único, o sumo de limão é essencial acreditem; confere-lhe uma frescura e um aroma incrível. 
Esta pasta fica com uma textura aveludada e com uma espécie de crocante, graças aos pedaços de amendoim e sementes de cânhamo. 
Para quem está farto de acompanhar o seu peito de frango sempre com a mesma coisa e para quem tem a mente aberta a novas experiências gustativas e culinárias, aconselho vivamente esta receita! Têm que experimentar!



Homus

Homus

Este Homus é perfeito para diabéticos, pois o seu índice glicémico é baixíssimo, pode perfeitamente servir tanto para barrar umas tostas ou como puré para acompanhar um prato peixe ou carne.

Espero que gostem!

Macros por 100g:

Proteína: 10g
H.C: 9g
Açucares: 1,70g
Fibra: 3,70g
Gordura: 14g





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