Mandioca como fonte de Hidratos de Carbono

Mandioca, alguém já experimentou este tubérculo maravilhoso?


Hidratos de carbono

Hoje vou falar de Hidratos de Carbono, mais precisamente de uma fonte deles. Uma raiz que não é muito utilizada na culinária portuguesa mas que é, sem dúvida, uma fonte de hidratos de carbono de qualidade.

A mandioca é uma planta perene e arbustiva, pertencente à família das Euforbiáceas. Trata-se ainda de uma raiz com casca fina de cor castanha e cuja parte interna é branca.  A mandioca é originária do continente americano, provavelmente do Brasil, e já era cultivada por povos indígenas desde muito antes da chegada dos europeus.

Esta planta é encontrada em diversas variedades, que se dividem em mandioca-doce e mandioca-amarga, segundo a presença e concentração de ácido cianídrico. Ácido este, que é desactivado no cozimento do alimento.

Nutricionalmente falando, a raiz da mandioca destaca-se como uma excelente fonte de hidratos de carbono, apresentando elevado valor energético. Possui ainda, sais minerais, como cálcio, ferro e fósforo, e vitaminas do complexo B. 

A mandioca cozida é uma boa opção como fonte de hidratos de carbono e uma alternativa à batata-doce, arroz ou massa, muito comum na dieta de quem procura massa muscular.

Alimento muito rico em vitamina C e ácido fólico.  Aconselho a fazer parte da dieta de qualquer desportista como mais uma fonte de energia de qualidade.

Deixo aqui uma tabela nutricional onde podemos ver os macros (e alguns micronutrientes) em 100 g de de mandioca crua:


mandioca compisiçao
Fonte: Nutritiondata

A melhor forma de preparar esta raiz é cozida, mas existem enumeras receitas  e formas de preparar este alimento. Brevemente colocarei alguma receita usando mandioca, mas na prática o melhor é sempre cozê-la com água!



2 comentários:

  1. Frita é fantástica! Corta-se em palitos grossos e coze-se um pouco primeiro. Adoro. E pode-se comer fria.

    O Caldeirão e a Colher de Pau

    ResponderEliminar
  2. Opa! Muito bacana teu blog.
    Gostei. Vou testar algumas receitas que vi por aqui e depois posto se ficaram legais!
    Abraços do Brasil!
    :D

    ResponderEliminar