Como Fazer Leite de Amêndoa em Casa


Já tinha partilhado esta dica na Página do Facebook, mas passo agora a explicar melhor esta forma de fazer em casa uma alternativa ao leite (de Vaca) bem saudável e deliciosa.

Para quem, como eu, já baniu da sua alimentação o leite de vaca*, para quem não digere bem este alimento, tem intolerância à lactose, está em dieta de pré-competição e não pode comer lacticínios, para quem é Vegan ou apenas para quem quer experimentar algo diferente, este delicioso leite vegetal é uma opção bem nutritiva e agradável. Podemos usá-lo como bebida no pequeno almoço, para fazer smoothies, batidos de proteína, na confecção de algumas receitas, crepes, panquecas, barras de proteína, sobremesas... Enfim, são quase infindáveis ás utilizações que podemos dar a este leite.

* Bani o Leite sim, mas o queijo não. Não porque o ache nutricionalmente melhor, mas porque não consigo, confesso que é mais forte que eu, sou completamente viciado em queijo!


Esta receita serve de base para qualquer outro leite vegetal que queiram fazer. Este pode ser de frutos secos como: Amêndoa, Noz, Avelã, Caju, Castanha do Brasil, Macadâmia, Pistacho, etc. De sementes: Sésamo, Cânhamo, Linhaça, Girassol, etc. Ou de Cereais: Aveia, Arroz, Espelta, Quinoa, Trigo Sarraceno, etc.

As opções são variadas e todos eles são uma boa forma de substituir o leite de origem animal. Sei que alguns de vocês vão já dizer, e o cálcio?...  No caso da amêndoa, este mineral não falta, está naturalmente presente neste alimento, mas também é verdade que o leite não é a única fonte de cálcio ao cimo da terra! Comam mais couves e brócolos que isso passa! 
Dependendo do alimento que usarem para fazer o leite poderão, ou não, obter uma fonte de cálcio significativa.
Na verdade a questão do leite é bem polémica mas eu não vou transformar este post numa discussão fundamentalista. Não considero o leite de vaca um alimento essencial como nos é "cravado" no cérebro desde pequenos, assim como não considero os ovos o inimigo número um do coração, como muitos também nos querem fazer crer.

Polémicas à parte, estou aqui para explicar como podem fazer em casa um leite saudável e sem "interesses comerciais" escondidos! 

Vou explicar como faço o leite de amêndoa mas podem transportar isto para qualquer fruto seco ou semente. As quantidades e proporções podem variar consoante queiram uma bebida mais ou menos intensa.

Para quem gosta, pode adocicar este leite com mel, xarope de agave, adoçante ou açucar mascavado. Uma pequena quantidade será suficiente.

Usei para fazer aproximadamente 1 Litro de Leite:

1 Litro de água mineral
200g de amêndoa
Aroma de baunilha (opcional)

Preparação:

1. Colocar de molho as amêndoas na noite anterior ou durante 8 horas. 
2. Escorrer as amêndoas e passa-las por água.
3. Coloca-las num processador de alimentos ou liquidificador junto com a  água mineral e o 
extracto de baunilha. Processar durante um minuto ou dois.
4. Coar com ajuda de um pano limpo ou coador fino. Espremer bem para retirar o máximo de líquido possível.
5.  Reservar numa garrafa de vidro e guardar no frigorífico.
6. Aproveitar as sobras para confecção de pão, biscoitos ou secar em forno baixo (80º) durante uma hora ou mais, até conseguir uma farinha.

O sabor e aroma deste leite são únicos. Sem dúvida uma forma bem saudável de ter o nosso leite no frigorífico. 
Vão notar que precisam de agitar antes de beber pois cria um pequeno depósito. 
Quanto aos seus valores nutricionais, não são fáceis de calcular mas contem  aproximadamente 2% de proteína, 1,2% de Hidratos e uns 2,5% de gordura!

Posso garantir que um batido de proteína feito com este leite fica fabuloso!

Toca a fazer o vosso próprio leite vegetal em casa!









Como Fazer Leite de Amêndoa em Casa

Como Fazer Leite de Amêndoa em Casa



23 comentários:

  1. Qual a quantidade por dia que eu posso tomar desse leite? liberado para qualquer idade ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pode ser usado por pessoas de qualquer idade! Temos de ter atenção apenas a pessoas que sejam alérgicas a alguns frutos secos.

      Eliminar
  2. descobri agora o teu blog e já adicionei à pasta "receitas para fazer" uns 5 ou 6 links teus!! good good job!!! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! O tempo é que não é muito lamentavelmente!

      Eliminar
  3. Amei seu blog! Receitas com ingredientes simples e fáceis de fazer, e o melhor: aparência muito boa!!! Anotei várias receitas, assim que fizer, volto para comentar! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Talita, a ideia é mesmo essa, tentar fazer coisas simples e que resultem em alimentos com grande densidade nutricional!

      Eliminar
  4. Parabéns pelo blog. Descobri-o hoje e estou adorar. Vou experimentar este leite hj à noite ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, recomendo de facto este leite é muito saboroso e no mercado não existe (que eu conheça) algo parecido, algo tão natural! todos são adoçados e aromatizados.

      Eliminar
  5. Olá. duvida: qual a validade do leite depois de feito? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho certezas em relação a isso pois só faço um litro de cada vez e guardo no frigorífico. Dura-me 5 dia até o consumir pois bebo 200ml por dia. Por isso pelo menos 5 dias aguenta em perfeitas condições! :)

      Eliminar
  6. Olá, parabéns pelo blog. Meu filho tem problema de calculo renal e a nefro pediu para banir o leite de vaca e os derivados da alimentação dele. Indicou leite de amendoa. Ajudou muito com a receita :) Obg

    ResponderEliminar
  7. Olá! Fiquei com uma dúvida nesta receita. Nos ingredientes você menciona 1 litro de água mineral e no modo de fazer, diz 2. Qual é o correto? Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Olá! Conheci seu blog hj e já virei fã.
    Uma dúvida: posso usar a amendoa com casca?
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lourena! sim pode usar Amêndoa com casca. O sabor ficará um pouco mais forte mas também terá mais cálcio! Obrigado

      Eliminar
  9. acabei de fazer o meu e ficou lindo e delicioso, além da sobre que tb achei o maximo. Obrigadíssima por compartilhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário Márcia! Cumprimentos!

      Eliminar
  10. Eu não sei o que tu andas para aqui a inventar Master, mas amanhã vou comprar amêndoas e vou fazer um litro para experimentar.. Parece-me muito bom, e vem numa boa altura em que estou a abolir todo o leite de vaca da alimentação, já experimentei todos os leites de soja, amanhã é o de aveia mas diga-se de passagem.. Não são muito para a minha carteira.. Mas experimentar esta solução e se não ficar cara e ficar delicioso, fico fã... Ehehe abraço e venham daí mais recipes ;-)

    ResponderEliminar
  11. Vi pelas imagens, que fazes o leite de amêndoa na bimby, podes diz-me por favor qual a velocidade e temperatura, se é que utilizas temperatura. Pois e tb tenho bimby.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  12. Descobri seu blog hoje, ótimas receitas bem explicadas e ilustradas . Me encoraja a fazer esta receita que já tinham me recomendado

    ResponderEliminar
  13. A água que tu bate a amêndoa eh a mesma que deixa ela de molho??

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pelo blog1 gostaria de saber se quem tem problema de tiroide pode tomar esse leite de amendoas? ah o de aveia é o mesmo processo? Obrigado @_@

    ResponderEliminar
  15. Parabéns pelo blog. infelizmente só o descobri-o hoje mas adorarei e já tenho algumas receitas em mente. Para começar vou experimentar este leite.
    Muito obrigada !

    ResponderEliminar
  16. Olá gostei muito do seu blog sobre o leite vegetal.
    Como tenho intolerância à lactose foi de muita ajuda. Mas tenho uma dúvida, como posso fazer o leite sem um liquidificador? Eu não tenho um nem dinheiro pra comprar um.

    Obrigada

    ResponderEliminar