Master Crumble de Maçã com Avelã, Pevides de Abóbora e Goji



Uma sobremesa deliciosa da qual eu sou apaixonado! O Crumble seja ele de maçã (o mais conhecido), banana ou de frutos vermelhos, é delicioso, crocante, doce e completamente viciante! Normalmente servido quente com uma bola de gelado é realmente de comer e chorar por mais!...

Mas não estou aqui para falar do "Crumble Sobremesa" mas sim, da minha versão de Crumble! 
Confesso que faço sempre de forma diferente, cada Crumble nunca  é igual ao anterior, estou constantemente a inventar e a experimentar diferentes ingredientes, sabores e combinações.

Chama-se Crumble à camada crocante, normalmente feita de farinha de trigo, manteiga e açúcar. Pois é nesta camada onde radica a diferença entre este e o tradicional Crumble!

Vamos usar ingredientes de excelente qualidade nutricional e transformar esta sobremesa numa refeição fantástica para comer ao pequeno almoço ou antes de um treino.
Vou usar (mais uma vez!) os flocos de aveia como base para criar a camada crocante, as ameixas ou tâmaras vão servir para "adoçar" de forma suave e frutada a dita camada. O mel é apenas opcional e aconselhável para os paladares mais doces.

O óleo de coco (outro aliado recorrente das receitas do Master!) vai ajudar a "colar" esta espécie de "argamassa" e ao mesmo tempo fornecer Mct's (triglicérideos de cadeia média) bem energéticos e fundamentais antes de um treino pesado! 

Depois de dominarem a "Arte Crumbeleira" podem testar outros ingredientes e combinações, não sigam exactamente a receita, arrisquem, aventurem-se e procurem sempre ingredientes de qualidade e cheios de nutrientes.

Usei neste Crumble:

2 Maças Golden bem grandes
120g de Flocos de aveia
5 Ameixas secas (podem ser tâmaras)
50g Avelãs
30g Pevides de Abóbora
30g Amêndoa moída
1 Colher de sopa de Mel, Melaço, ou Geleia de agave (opcional)
2 Colheres de sopa de óleo de coco
2 Colheres de sopa de bagas de goji
Uma quantidade generosa de canela em pó (para quem gosta)


Modo de preparação:

Como não estava com pachorra de andar a partir as avelãs e as pevides usei tudo inteiro, mas para quem quiser, pode passar estas pelo processador de alimentos de forma a obter uma espécie de "trinca" de avelã! 
Colocar de molho as ameixas durante 10 a 15 minutos para se hidratarem e ficarem mais macias e húmidas. Se usarem tâmaras podem dispensar este procedimento. Colocar os flocos de aveia, as ameixas ou tâmaras, a canela e uma colher de óleo de coco (derretido) num processador ou liquidificador, triturar aos poucos sem moer de mais até conseguir uma massa pouco húmida e pegajosa. Este processo vai fazer com que o doce das ameixas e a canela em pó se incorpore aos flocos de aveia. Adicionar agora as avelãs, as pevides de abóbora, a colher de mel e a segunda colher de óleo de coco. Misturar tudo muito bem com as mãos até conseguir uma massa solta, pegajosa e bastante rude. Neste momento podemos provar a massaroca para ver como está de sabor e se for caso disso adicionar um pouco mais de mel. Esta feita a nossa camada crocante! Reservar...

Descascar as maçãs e retirar o caroço, (podemos usar com casca), cortar em pequenos quadrados e dispor em duas tigelas de pequeno-almoço. Lembrem-se que tem que ir ao forno, por isso não podemos usar qualquer tigela! 
Regar as maças com umas gostas de limão para não oxidarem.

Cobrir as maçãs com o Cramble, distribuir bem por cima mas sem pressionar a massa, ela tem que ficar solta, se não em vez de uma camada crocante e solta vamos ter uma tampa de contraplacado!... Depois de bem aperaltadas colocar no forno pré-aquecido a 180º durante uns 25 minutos.

A vossa cozinha invadir-se-há de um aroma incrível e delicioso!

Depois de retirar do forno, distribuir as bagas de goji por cima do Crumble, e para quem for viciado em canela pode ainda colocar mais uns pós!

E Voalá!.. Já está feito o nosso delicioso e nutritivo Crumble! Agora é só desfrutar desta fantástica delicia!











6 comentários:

  1. Boa tarde,
    Podia dizer me onde compra as bagas de goji?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sebastião!

      As bagas de goji estão à venda em qualquer loja de produtos dietéticos e até em alguns hipermercados.

      Eliminar
  2. Já Fiz! aconselho! Muito bom! Obrigado pela receita Master!

    Fica bem

    Julio

    ResponderEliminar
  3. Lindo, delicioso, fantástico! Obrigado pela partilha e Muitos Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    podias-me dizer onde encontrar o óleo de coco?
    Na secção dos óleos nunca encontro!!

    ResponderEliminar