Trufas Whey de Chocolate - Variety Toping


Não são bem trufas, mas não encontrei mais nenhum nome com pinta para lhes chamar a estas bolinhas de proteína!

Trufas Whey
Basicamente é uma receita muito idêntica às barras de proteína baunilha e coco, mas desta feita amassadas em pequenas bolinhas. As quais podem ser cobertas com cacau em pó, ao igual que uma trufa, coco, chocolate derretido, canela, ou qualquer outra cobertura que nos lembremos!


Não vou perder muito temo com explicações técnicas, pois o que precisamos é de misturar todos os ingredientes até conseguir uma massa mais ou menos moldável. Não muito húmida nem muito seca. Digamos que a massa tem que ficar suficientemente compacta de forma a manter o formato que lhe dermos! (demasiado húmida começa a deformar-se e a esparralhar-se)


Receita para estas deliciosas "Trufas Anabólicas"


Ingredientes:

60g de Proteína whey (pode ser caseína também) sabor a chocolate
30g de Farinha de amêndoa (amêndoa moída)
30g de Farinha de aveia (ou de coco se queremos reduzir os hidratos)
20g de Cacau em pó
15g de uma mistura de sementes da LinWoods: Linhaça com bagas de goji, girassol, pevides de abóbora e sésamo. Ver aqui ou aqui *
40ml Leite de amêndoa Provamel (pode ser de aveia, soja, arroz, avelã, etc)

* Estou um fanático pelos produtos da LinWoods, exitem várias variedades e combinações de sementes moídas. Tendo maioritariamente por base as sementes de linho. Estas que usei são fantásticas e para alem de acrecentar qualidade nutricional à trufas, também lhes confere uma textura crunchy bem agradável. Aconselho vivamente estes produtos. Sei que se vendem em algumas ervanárias, lojas dietéticas e no El Corte Inglês. (a Pura fibra também vende).

Coberturas:

- Chocolate de culinária 70% 
- Coco ralado
- Cacau em pó
- Avelã moída
- Canela em pó

Podemos usar muitas mais coberturas e até um mix de várias! Posso dar algumas ideias:

- Sementes de sésamo
- Farinha de alfarroba
- Bagas de goji moídas
- Chocolate branco (sem açúcar)
- Raspas de limão ou laranja
- Sementes de cânhamo
- Pólen de Abelha, etc

As opções são quase infinitas! É só uma questão de criatividade!

Preparação:

Como já disse, é só amassar todos os ingredientes até formar uma massa moldável. Se a massa ficar muito pegajosa, aconselho a usar um pouco de farinha de aveia ou de coco para ajudar a moldar as bolas. Depois é passar as bolinhas pelo toping desejado (coco ralado, chocolate derretido, canela, etc) e deixar no frigorífico durante uns 15 minutos. Estas quantidades deram para 6 trufas.

sementes de linhaça moídas
Sementes moídas da Linwoods que maravilha!





Trufas Whey

Trufas Whey




Pode-se reparar pelo cálculo dos valores nutricionais que se trata de mais um snack recheado de proteína e com um equilíbrio bastante interessante entre os macronutrientes. A destacar o baixo nível de açucares, alto conteúdo em fibra e uma quantidade idónea de gorduras de qualidade.

Excelentes para comer a qualquer hora, para lanchar, ou até mesmo para surpreender uns convidados lá em casa. Nem vão acreditar que se trata de algo saudável e anabólico!

Por isso...

Toca a fazer "Bolinhas em casa"!


4 comentários:

  1. Sementes LinWoods à venda em:
    http://www.purafibra.net/_plat2/p_zoom.cfm?cod_loja=59&frm_codigo=ALI750105

    ResponderEliminar
  2. Fantástica composição de ingredientes e grande fornecimento de macronutrientes! fico pasmado com o teu trabalho na procura destes valores nutricionais em todas as receitas que fazes!
    Grande Trabalho! Parabéns! muito bom mesmo!

    Ass. Fábio

    ResponderEliminar
  3. Já costumo fazer as barras e agora não quero outra coisa! já tinha tentado fazer assim em bolas porque é mais fácil que andar a moldar barras, mas não ficam com este aspecto. Vou fazer estas ainda hoje mas terá que ser com whey de cappuccino, acho que ficarão qualquer coisa!

    ResponderEliminar
  4. Adorei! estão lindas! Amei este blogue! Parabéns

    Juliana Almeida

    ResponderEliminar