Rolinhos Proteicos de Canela, Banana e Manteiga de Amendoim





Era uma vez um entusiasta da culinária alternativa que anda sempre a inventar e a testar ingredientes e pozinhos diversos qual alquimista... E ao fazer uma massa que seria para umas panquecas proteicas, repara que tinha massa para fazer umas 10 panquecas!... Não sabendo muito bem o que fazer com esta quantidade de massa, olhou para um lado, olhou para o outro, e avistou um tabuleiro rectangular! Viu nele a sua salvação! Toca a ligar o forno, recortar uma folha de papel vegetal para forrar o dito tabuleiro, despejar nele toda aquela massa, meter no forno, esperar e rezar, rezar, rezar muito!!!

Bem, deixo a história por aqui, mas acreditem que tendo em conta o improviso e a trapalhada o resultado não poderia ser melhor.
Aqui passo a explicar como transformei um copo de claras, uma banana, umas colheres de sopa de aveia e um scoop de proteína whey, em uns Cinnamon Rolls Proteicos espectaculares!!


Ingredientes:

Para a massa:
- 300 ml de claras líquidas.
- 1 Banana grande (150g).
- 1 Scoop (33g) de proteína whey (usei sabor a baunilha mas podem usar outro qualquer). 
- 2 Colheres de sopa de Farinha de Aveia ou flocos finos.
- 2 Colheres de sopa de Iogurte grego natural (opcional mas muito recomendável).
- 1 Colher de chá de canela em pó.
- 1 Colher de chá de fermento em pó.

Para o recheio:

- Manteiga de amendoim natural textura cremosa (Master Peanut)
- Mel q.b
- Mais canela (para os amantes de canela)

Preparação:

Recheio:
Os ingredientes do recheio podem ser combinados todos antes de usar ou então colocados sobre o biscoito um sobre o outro: barrar primeiro com a manteiga de amendoim, depois o mel e por último uns pós de canela!

Massa:
Colocar todos os ingredientes no copo da varinha mágica ou liquidificador e bater durante um minuto até a massa crescer quase para o dobro! sim, a massa vai crescer! não sei muito bem porque, mas vai. Suponho que será pela combinação de banana + claras + whey!  
Forrar um tabuleiro rectangular com uma folha de papel vegetal, despejar a massa e distribuir bem. Tem que ficar uma camada com pouco mais de meio centímetro de altura. Usei uma forma de 25 x 20cm.






Assar em forno médio (170º) pré-aquecido, durante 30 minutos. Retirar do forno e deixar arrefecer uns 10 minutos. Retirar a massa ainda com o papel e sobre uma mesa distribuir o recheio muito bem de forma uniforme sobre a torta.
















Agora vem a parte mais sensível, enrolar cuidadosamente o biscoito apertando continuamente com as mãos e retirando progressivamente o papel, como se enrolássemos uma alcatifa! Queremos um rolo bem compacto como mostra nas fotografias. Aproveitar a folha de papel vegetal e fazer um embrulho como se de um rebuçado se tratasse, deixar no frigorífico durante uma hora ou mais. Dica: Não deixem arrefecer completamente o biscoito se não vai ficar quebradiço, tentem fazer este processo com ele ainda quente.



protein roll


Depois é só cortar em fatias e temos os nossos rolinhos prontos para serem devorados! 

e a Magia acontece:


proteic cinnamon roll




 E agora o mais Importante:






Variações:

Podem-se fazer algumas variações a esta receita. Por exemplo, se pretendem aumentar a proteína e baixar a gordura, pode-se alterar o recheio e substituir por um creme feito com iogurte ou queijo quark batido com caseina sabor a baiunilha, chocolate ou qualquer que gostem.
Adicionar umas nozes ou amêndoas partidas também pode ser uma ideia, cobrir com chocolate negro, coco ralado, cacau em pó, etc...
As variações são infindáveis, o objectivo é tentar manter o cariz proteico e saudável da receita!

Espero que gostem!



4 comentários:

  1. Que óptimo aspecto! :p

    Será que dá para fazer sem whey? :\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fabiana, claro que dá para fazer sem Whey! mas assim a quantidade de proteína será inferior obviamente! :)

      Eliminar
  2. Adorei esta sugestão, pois aprecio muitíssimo a combinação de banana com manteiga de amendoim :p É simplesmente fantástica!!
    Só tenho uma dúvida/questão a colocar. Já não tenho proteina whey, mas tenho uma proteina neutra da marca "B Food" não sei se conheçe. É basicamente proteina do leite. Será que posso usar essa para fazer este rolo?

    ResponderEliminar