Whey Protein vs Beef Protein




A nova moda da proteína hidrolisada de carne está cada vez a ganhar mais seguidores, será este suplemento melhor que a reconhecida whey protein como as marcas querem fazer parecer? 
Mesmo sem estudos científicos que comparem estas duas proteínas e sem os quais torna-se difícil ter uma base sólida e séria para falar ou tecer comentários sobre as mesmas, vou aqui tentar elucidar a todos os que lêem este blogue, sobre o que penso deste assunto!

Quanto à proteína whey, pouco há a acrescentar, continua a ser a proteína com maior valor biológico (160) mesmo comparada com os hidrolisados de carne (94). As duas são ricas em BCAA's, aminoácidos essenciais para o organismo e sobre tudo para quem "puxa ferro". São proteínas de rápida absorção e fornecem um aminograma bastante completo.

Os suplementos à base de hidrolisado de carne fazem-se valer por argumentos como serem isentos de lactose e muito baixos em hidratos de carbono e gordura. Isentos de gordura saturada e com vitaminas naturalmente presentes. 

Não querendo ser desconfiado, acredito que todos estes argumentos são válidos, mas como acontece com os suplementos de whey protein, eles são válidos para o hidrolisado de carne puro, e não para os suplementos que vemos no mercado à base deste!... Depois de misturados com maleitas e pozinhos mágicos de pirlimpimpim, a coisa já não é bem assim!

Não sei se me faço entender, mas o problema é que alguns suplementos usam e abusam dos argumentos de uma das matérias primas ou ingredientes que fazem parte do bolo, fazendo parecer que aquele produto final goza de todos esses argumentos e características, quando na verdade não é exactamente isso que acontece.

Mas como falar é fácil, passo a exemplificar:

CASO 1: CARNIVOR    
Whey vs Carnivor Master Musculos

Um dos suplementos pioneiros neste tipo... A Carnivor argumenta forte!

"350% mais concentrado que um bife!"  isto não é de todo mentira mas não vemos suplementos de whey protein a dizer que são 2.000% mais concentrados em proteína que o leite ou 10.000% mais que o soro de leite (líquido)... E de facto são!

Mas isto até é tolerável e não me parece muito grave, pois não acredito que alguém vá andar a fazer contas às concentrações dos suplementos em comparação com os alimentos dos quais derivam. O que queremos saber é que quantidade de proteína de qualidade vamos obter por dose! 
Nesta matéria é onde a Carnivor volta a meter água... Se fizermos as contas, e dependendo do sabor que comprar-mos, a concentração proteica varia dos 64% aos 69% no melhor dos casos! Isto não falando que nos ingredientes encontramos aminoácidos isolados como a creatina monohidrato, bcaas, ornitina e gelatina hidrolisada. Ingredientes estes, que contam como proteína no quadro nutricional e que faz com que não consigamos perceber que quantidade de proteína completa (da carne) temos por dose! Arrisco dizer que se tiver 60% de proteína de carne é uma sorte!
Não quero dizer com isto que a creatina ou os BCAA's não são bons ingredientes, muito pelo contrário, mas o problema é que mesmo com estes aminos e substâncias adicionadas,, a Carnivor, não consegue passar dos 70% de contentração proteica! 
Que quantidade de proteína da carne super espectacular, de rápida absorção, sem gorduras e não sei mais o que, temos por dose??... Uma coisa eu sei, 23g como anunciado no rótulo é que não tem!!
Não me parece de todo uma opção válida para quem quer comprar um suplemento e saber o que está a tomar! Não me cansarei de dizer nunca: Leiam os ingredientes antes de decidir que proteína comprar, lá encontrarão sempre a verdade! Se nos limitamos a ler apenas o quadro nutricional temos grandes probabilidades de ser enganados!

Descobri a pouco um artigo sobre esta proteína num blog português, artigo que podem ver aqui. Este artigo completa um pouco o que posso dizer da Carnivor, pois isto não é um post sobre esta proteína mas sim sobre as proteínas de carne no geral.
 Aconselho a todos a seguirem este blog. É ainda recente mas vão encontrar por lá muita informação útil. É um blog de alguém que como eu que passa o dia todo a tentar convencer as pessoas a mudar de hábitos alimentares e a preocuparem-se mais com o que metem à boca, seja alimento ou suplemento! Deixo desde já aqui os meus parabéns ao JunkFood Unmask e um forte abraço pelo trabalho e coragem!

Continuando...

CASO 2:  Cheetah Hydro Prey

Esta proteína marca Prozis (Xcore Savage) diz-se ser a proteína mais concentrada do mercado: "Cheetah Hydro Prey, da XCORE Savage, é a proteína mais pura do mercado e com a mais rápida taxa de absorção."


Whey vs Beef
Ora bem!... Vamos lá com calma... para afirmar uma coisa destas temos que pelos menos o demonstrar, e na verdade esta proteína o demonstra usando matemática simples: Em cada doseador de 28g fornece uns maravilhosos e quase impossíveis de acreditar 26g de proteína!!!! isto dá uns extraordinários 93 a 94% de proteína!!!(dependendo do sabor).
Estamos sem dúvida perante um produto bem concentrado em proteína e sem dúvida bem melhor que a Carnivor, o que convenhamos não é difícil. 

Então perguntam vocês onde está o "caso" desta proteína?... E perguntam bem! mais uma vez a resposta é a mesma: Leiam os ingredientes e usem a cabeça! 
                                                                                               

Como podemos observar, mais uma vez, a lista de ingredientes deste tipo de proteínas é extensa, extensa demais no meu ponto de vista. O Ingrediente principal que a Xcore savage chama de MHPBi, contém: hidrolisado de carne, creatina monohidrato, glutamina, BCAAs e proteína de ovo. Para além disto temos ainda: alfa-keto.glutaratos de ornitina e de arginina contidos num ingrediente chamado de "K-Eazime" e que supostamente ajuda a absorver a proteína e reduzir (ou eliminar como eles afirmam) os resíduos metabólicos do consumo de proteína!... Bem... Quanto a isto não me vou estender muito, mas parece-me mais uma daquelas chachadas pseudocientíficas!... Temos ainda nesta fórmula a Glicina e maltodextrina, um aminoácido não essencial e um açúcar. A Glicina tem andado muito popular ultimamente no ceio de inúmeros fabricantes de suplementos, pois é uma matéria prima relativamente barata e ajuda a aumentar a contagem de proteína no quadro nutricional. Isto são manobras usada pelos fabricantes para fazer parecer que o produto tem mais proteína do que na realidade tem.

Dito isto, não quero dizer que este produto é mau ou que não serve para nada, nada disso!, mas na verdade a sua concentração de proteína e por sua vez seu baixo índice de hidratos de carbono e gordura deve-se ao facto de estar "enriquecida" com alguns aminoácidos isolados a não ao facto de à sua concentração em proteína "completa" da carne ser elevada!...

Não digo então que este suplemento é fraco, mas pelos 62€ que custam 1,8 Kg de produto mais vale comprar uma Whey em condições (sem aminoácidos nem balelas adicionadas) e, então sim, à parte comprar uma creatina, glutamina e BCAA's. Desta forma podemos tomar os suplementos nas suas doses idóneas e no timing certo, para não falar que a proteína Whey continua a ser a rainha pois o seu valor biológico é maior!

CASO 3: ELITE Primal
Master Musculos Beef Proteins


Gostava de vos poder dizer que está sim é uma proteína em condições, mas na verdade é mais uma daquelas mistelas onde os aminoácidos isolados fazem parte da fórmula e desvirtua por completo o que considero que deveria ser um suplemento de proteína. Ao ler a lista de ingredientes fica-se na dúvida se estamos a falar de um suplemento de proteína ou de um complexo de aminoácidos isolados!





Esta proteína diz que fornece 27g de proteína por dose e 3 de creatina, ora se destas 27g de proteína 3 são de creatina apenas, então afinal já só tem 24g por dose e nem sabemos quanto ocupam a catrapada de aminoácidos adicionados que ainda tem! É disto que eu falo, com um pouco de sorte teremos umas 20g de proteína de carne por dose de 33g, o que, contas feitas, já só dá 60g por cada 100g de produto (60%). Acho que não preciso de me explicar mais!


De uma forma geral não é fácil encontrar no mercado uma proteína da Carne digna de se chamar assim, eu pelo menos não encontrei, se alguém conhece que me informe. Contudo, não vejo grande vantagem neste tipo de proteína, a não ser para pessoas intolerantes à lactose ou que por alguma razão específica não possam ou não queiram consumir proteína derivada do leite.

Na minha humilde opinião o hidrolisado de proteína da carne é uma excelente proteína assim como o é a albumina de ovo, a caseína e a proteína do soro de leite. No entanto, está ainda longe de ser uma opção válida e séria de proteína, pelo menos até os fabricantes não decidirem fazer um produto sem tantos artifícios e operações plásticas!

Conclusão:
Nada me leva a crer que vamos construir mais massa muscular ao tomar proteína da carne em substituição de uma whey. Acho que é uma moda passageira e que poderá ficar a ser mais uma opção proteica a nível de suplementação. Acredito que num futuro próximo veremos proteínas de soro + carne + albumina. Isto sim seria uma boa ideia!!

Nota:
O que escrevo aqui é apenas a minha opinião e está baseada na minha experiência e conhecimento, a minha opinião pode mudar, e de facto vai mudando de vez em quando. A aprendizagem deve ser constante e a minha mente está sempre aberta a ela. No entanto, o que escrevo reflecte o penso até à data e até prova em contrário. Perdoem-me aqueles a quem possa ter ferido alguma susceptibilidade, mas é a minha forma de ver as coisas.

Obrigado!


13 comentários:

  1. Mais um artigo em grande!

    ResponderEliminar
  2. Mt obda pelo artigo... poupei alguns euros...

    ResponderEliminar
  3. Muito bom! realmente andamos mesmo perdidos a tentar comprar a melhor proteína de todas quando a solução é procurar o mais simples! Parabéns pelo blogue!
    Continua com o bom trabalho!

    J. Cardial

    ResponderEliminar
  4. Andei aqui as voltas e não encontrei.. Tens algum contacto por ai?mail?facebook?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/master.musculos

      Eliminar
    2. Então e a proteína da Bulkpowders com 97% (sem sabor) ou com 90% (com sabor)? Esta já será uma opção válida?

      Eliminar
  5. Gostaria que me desse uma opinião. Neste último ano experimentei várias proteínas (de soja, nem pensar em tomar mais!), mistura de várias proteínas (leite, ovo, soja, trigo, ervilha,etc. de péssima dissolução!) e isolado whey da superior 14. Eu sou intolerante à lactose, mas como sempre pisei um pouco o risco, já não sou tão sensível, então arrisquei nesta última proteína.. Mas a verdade é que os primeiros dias passei mesmo muito mal! Fiz uma pausa e continuei com alguma moderação por pena de deitar a proteína fora! .. Disseram-me que a má digestibilidade podia ser causada pela ausência de enzimas digestivas na fórmula desta proteína, sinceramente não sei se isso ajudaria.. De qualquer forma será que entre a proteína do beef e a de arroz integral esta ainda é a melhor opção que tenho?

    ResponderEliminar
  6. Penso que o monster Beef (da Amix nutrition) seja uma boa proteina de carne, ou estarei enganado?
    É que estava a pensar comprar, e agradecia uma opinião acerca deste produto.
    Obrigado e um abraço

    ResponderEliminar
  7. great pleasure reading your post.Its full of information I looking for and I love to post a comment that "The content of your post is awesome" Great work.
    Comprar suplementos

    ResponderEliminar
  8. Thanks for taking the time to discuss this, I feel about it and love learning more on this topic. If possible, as you gain expertise, would you mind updating your blog with more information? It is extremely helpful for me.
    whey isolado

    ResponderEliminar
  9. A dose da Elite Primal é de 33 g, ou seja, em 33 gramas existem 27 gramas de proteína, sobrando 6 gramas dividas entrem 3 gramas de creatina, gelatina, espessante, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr Anónimo, não me devo ter explicado bem no post, mas nessas 27g de proteína que estão no quadro nutricional dessa proteína já estão contabilizadas a creatina, os bcaas, a gelatina e tudo o que seja considerado proteína nutricionalmente! ou seja, esta proteína certamente está bem por baixo dos 70% de concentração em proteína da carne propriamente dita!

      Eliminar
  10. Bom dia,
    A marca scitec nutrition tem dois suplementos a base carne. Na sua opinião, também acha que a percentagem de proteína destes suplementos não é apenas proteína, mas também creatina e amino ácidos?

    ResponderEliminar