CheeseCake de Caseína e Limão



Cheese Cake Caseina

Já anunciado no Facebook do Master, e como o prometido é devido, aqui vai então o post com a receita do famoso cheesecake proteico...

Não me vou alongar muito com introduções pseudoeloquentes e histórias da carochinha. Desta feita, vou logo ao que interessa, que é como quem diz, siga à receita!

E para confeccionar esta maravilha da culinária fitness vamos precisar de:

Para o Recheio:

 - 250g de Queijo Quark Magro
 - 170g de Iogurte Grego Natural (Usei Light do Lidl)
 - 1 Scoop de Caseína sabor a baunilha (30g)
 - 100ml de claras
 - 8 gotas de Stevia Líquida 
 - Aroma a baunilha
 - Raspas de um limão

Para a Base:

 - 40g de Amêndoas (usei amêndoa sem pele)
 - 40g de Caju Natural (se não tiverem podem usar nozes, avelãs ou mais amêndoa)
 - 1 Colher Sopa de mel
 - 1 Colher Sopa de óleo de coco
 - Raspas de limão (opcional mas muito aconselhável)

Topping ou Cobertura:

 - Usei um pack de Framboesas mas podem ser morangos, frutos vermelhos, banana, doce de fruta, cremes, chocolate, etc...

Algumas Notas Importantes:

 - Para estas quantidades precisam de uma forma de cheesecake de 18cm de diâmetro aproximadamente. 
 - Se não tiverem stevia podem usar outro adoçante da vossa preferência. Se for em pó adicionem uma colher de cada vez e vão provando até estar ao vosso gosto. Podem até nem usar adoçante nenhum, depende do paladar de cada um. 
 - Se só tiverem proteína Whey em casa, também podem usar, mas nesse caso aconselho a reduzir para uns 70ml a quantidade de claras.
 - Podem usar outros aromas, café, chocolate, melão, laranja! Libertem a imaginação, não se vão arrepender!
 - Se não encontrarem queijo quark usem Ricotta ou Cottage na mesma quantidade, vai funcionar bem, se não melhor!




Preparação:

 - Pré-aquecer o forno a 160º. 

Nota: Se a vossa forma de cheesecake não for anti-aderente aconselho a forrar a base com papel vegetal (recortando um círculo do diâmetro da base) e untar os laterais com óleo de coco. Digo isto porque a minha não é anti-aderente, e digamos que tive sérios problemas para retirar o cheesecake da mesma!...

Base:

 - Aconselho a começarem pela preparação da base (crosta), para isso, colocamos as amêndoas e o caju num processador de alimentos, pulsar várias vezes até conseguir uma espécie de farinha granulada, depois acrescentar o óleo de coco, mel, raspas de limão e misturar tudo muito bem. Agora é só colocar esta farófia na forma e distribui-la pressionando bem a massa contra a base e criando uma "bolacha" no fundo.



    
As imagens são bem ilustrativas deste processo. Recomendo colocar esta base no forno uns 15 minutos para conseguir um efeito crocante. Foi algo que eu não fiz desta vez mas que é altamente recomendável! A crosta ganha mais sabor e fica mais estaladiça.

Recheio: 

 - Para fazer o recheio colocamos todos os ingredientes na batedeira ou liquidificador e bater tudo muito bem até conseguir uma espécie de creme homogéneo e cremoso. Nesta altura recomendo irem provando o mesmo, e se for caso disso, acrescentarem mais adoçante, aroma, etc...
Despejar o recheio por cima da crosta e dar umas pancadinhas de amor contra a mesa para distribuir bem e evitar alguma bolha de ar marota que teime em ficar dentro do bolo!



  - Colocar no forno previamente aquecido (160º) durante 35 a 45 minutos até o topo ganhar uma leve cor. Vai perecer que o centro ainda está cru mas não se preocupem!... Está pronto! Este passo é muito importante não queremos que o nosso cheesecake coza demais. É crucial que fique cremoso e mesmo que pareça que ainda está cru ele vai acabar de cozer fora do forno.
Deixar arrefecer na forma e reservar no frigorífico durante umas horas antes de desenformar. (façam ao fim do dia e deixem no frigorífico de um dia para o outro)

Este cheesecake não pode ser comparado no que toca aos seus valores nutricionais ao um cheesecake convencional, mas já no que toca a sabor e textura, não fica nada atrás! Na verdade eu até prefiro esta versão!... Tem um sabor a iogurte de limão bastante marcado (e eu adoro iogurte de limão). A crosta também é muito boa, tanto que para a próxima vou fazê-la mais alta e mais crocante. 
Mesmo que o deixássemos neste ponto, sem nenhum tipo de topping nem cobertura, já obtínhamos um cheesecake de grande categoria, mas é claro que uma camada por cima de algo que contraste com o sabor do recheio vai fazer com que toda a dimensão de sabores e sensações gustativas seja outra... 

Não quis adicionar mais doce à receita e em vez de compota ou cremes optei por colocar um monte de framboesas por cima, mas como já referi, outros topings podem ser adicionados: doce de frutos vermelhos sem açúcar, manteiga de amendoim, chocolate, coco, etc...

Eu acho que fruta funciona muito bem como cobertura e vai tornar este cheesecake ainda mais fresco!


Caseina Cheesecake
Proteina Cheesecake
whey Cheese cake
whey protein cheesecake


Meu Parecer:


Confesso que quando estava a desenformar o bolo, os meus níveis de optimismo em relação ao resultado estavam por baixo de terra, se por um lado o aroma que este cheesecake libertava era divinal, o seu aspecto e a dificuldade que tive em tira-lo da forma (pela minha aselhice e falta de jeito) faziam-me pensar que estava perante um grande fiasco de receita... Contudo, continuei de forma persistente a sessão fotográfica até chegar ao momento de o provar!... Não sei se terá sido da minha expectativa já estar a níveis negativos, mas de facto tive uma surpresa daquelas! O Cheesecake de Caseína e Limão estava SOBERBO!!... Cremoso, aromático, suavemente doce e bastante leve! Tendo em conta a sua quantidade de proteína e baixo nível de açúcar ninguém poderia adivinhar que ficasse tão bom!

Está receita está aprovadíssima e mais cheesecakes se seguirão neste blogue! 

Agora dêem uma olhada no quadro nutricional para conferirem estas Macros fantásticas!






Conclusão:
Não é fácil fazer uma sobremesa rica em proteína e baixa em hc's que seja verdadeiramente boa, mas este cheesecake realmente surpreende pela positiva, pode ser mesmo considerado uma sobremesa e ainda por cima rica em proteína de absorção lenta. 


É excelente para comer antes de dormir ou ao meio da tarde como lanche pré-treino. Pode até mesmo servir como sobremesa depois do almoço ou jantar.

Seja com topping ou "al natural", este Cheesecake é altamente recomendável e muito fácil de fazer, não deixem de experimentar!

Aviso: 
Os valores nutricionais aqui referidos são calculados com base nos ingredientes e quantidades utilizadas para esta receita. Carecem de carácter científico e são susceptíveis a erro, no entanto, estarão certamente aproximados dos reais.
Estes valores podem alterar ao utilizar outros ingredientes, marcas ou produtos.
Os parâmetros de avaliação subjectivos (sabor, textura, dificuldade e custo) reflectem a minha opinião e apreciação da receita/prato aqui descrita.

Espero que gostem!

10 comentários:

  1. Que maravilha Chef!! Eu doces têm de ser sempre em pequenas quantidades, porque eu sou a unica em casa a ter habitos alimentares diferentes.
    Esse quark e do intermarche ou jumbo? Eu so utilizo o quark do lidl e do aldi por estarem perto da minha zona de residencia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Sei bem o que isso é! quanto à fazer muitas quantidades, podes fazer metade desta receita ou menos, mas mesmo assim ele mantém-se bem no frigorífico durante uns 5 a 7 dias! Não acredito que dure tanto sem comê-lo! lol

      O Quark comprei do Jumbo sim! sou fã deste tipo de queijo!

      Eliminar
  2. Hoje estou mesmo chata. Chef o que achas disto : Chá verde + Gelatina incolor + Bcaas ou creatina ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma forma diferente de ingerir BCAAs sem dúvida! No que toca à creatina não arriscava ela depois de misturada em água degrada-se rapidamente! não arriscaria!

      Eliminar
    2. Ola Chef, muito obrigada :)
      Eu queria o seu contacto de email p perguntar uma coisa ;)
      Thanks

      Já agora o meu é este : raparigamoderna@hotmail.com

      Eliminar
  3. Noossaaa! Lindooooo!! Que aspecto maravilhoso meu deus! adorei esta receita vou experimentar com certeza!

    Carmen

    ResponderEliminar
  4. Já testei, com caseína sabor a morango e coloquei uns morangos antes de ir ao forno, ficou um espanto! Obrigado por esta e todas as receitas aqui do blogue! Fantástico trabalho!

    ResponderEliminar
  5. Onde compra esse stevia em gotas?

    ResponderEliminar
  6. Posso substituir a caseina? sugestões para substituições do chef? ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, podes fazer com whey ou então até podes fazer sem nenhuma proteína em pó, mas para isso terás que colocar um pouco mais de adoçante e aromatizar com baunilha por exemplo.
      ;)

      Eliminar