Bolo de Abóbora com Farinha de Coco ( Paleo )

Esta receita nasce de uma experiência que ao início achei falhada... Procurava na net receitas de bolos, muffins ou pães de abóbora que me inspirassem e me guiassem a fazer algo com uma abóbora que tinha em casa, mas 99% das receitas falam em puré de abóbora ou abóbora cozida!... Não era isso que eu queria. Precisava de criar uma receita simples e rápida sem ter que andar a cozer ou assar a abóbora para fazer um puré e só depois poder fazer um bolo.
Então decidi fazer aquilo que estou habituado a fazer em tudo na vida... Improvisar e Arriscar!.. e foi assim que cheguei a esta receita!

Ingredientes:

150g Farinha de coco (1 Chávena).
500g Abóbora descascada e cortada aos cubos.
3 Ovos (XL).
3 Colheres de sopa de mel ou xarope de bordo (maple).
1 Colher de chá de canela.
1 Colher de chá de fermento em pó.
1/2 Colher de café de sal marinho ou flor de sal.

Se querem evitar os açucares do mel, podem substituir por algum adoçante ao vosso gosto.

Preparação:

Colocar os cubos de abóbora no processador de alimentos e pulsar até ficar bem ralada. Adicionar os ovos, a farinha de coco, o mel e restantes ingredientes. Processar tudo até ficar com uma massa homogénea, embora grumenta.
Despejar a massa numa forma rectangular de aproximadamente 20x25cm untada com óleo de coco e polvilhado com farinha de coco. Polvilhar com coco ralado por cima. Este passo é opcional mas garantidamente o sabor do coco combina na perfeição com a abóbora.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 20 a 25 minutos.

Para quem gosta de mais doçura pode adicionar mais mel, mas o que é certo é que ficamos com um bolo levemente doce, sem gluten e sem nenhum açúcar (sacarose) adicionado. Podem adicionar nozes ou trocar parte da farinha de coco por farinha de amêndoa ou farinha de nozes, porém, terão que rectificar os líquidos pois a farinha de coco tem muita fibra e precisa de mais quantidade de ingredientes líquidos que qualquer outra farinha.

Aconselho a desenformar o bolo e deixa-lo arrefecer numa rede de um dia para o outro. A massa fica muito húmida e tem que arejar algumas horas.








Como podem verificar temos aqui um alimento bem recheado a nível nutritivo, 7g de fibra por fatia, 8g de proteína e apenas 5 de açucares!

Toca a experimentar!

5 comentários:

  1. ola! onde compras a farinha de coco? obrigado

    ResponderEliminar
  2. Provei...e fiquei...apaixonado por este bolinho!! Impec MASTER!!

    ResponderEliminar
  3. Que espetaculo Chef! Faz lembrar corn bread :D

    ResponderEliminar
  4. Que bela receita, bem saudável, vou guardar.
    Bjs

    ResponderEliminar