Proteína Barata e Boa!!! Ou então não!!!


Whey Barata

Quero desde já avisar que o que vou escrever nas próximas linhas é a minha opinião sobre o que considero ser uma aberração da industria dos suplementos alimentares. Com certeza que vou ferir algumas susceptibilidades e inclusive receberei mensagens a dizer que eu não percebo nada do que falo, que me vá informar, que vá estudar, etc. De resto como já aconteceu!  

Independentemente de tudo isto, vou expressar a minha opinião, pois foi para isso (também) que abri este espaço.
Antes de mais e para quem não sabe, devo dizer que já trabalho no mercado dos suplementos alimentares desportivos a quase 20 anos, na altura era difícil explicar às pessoas qual a minha profissão e era usual ouvir coisas do género: "ah vendes de essas cenas que fazem inchar os músculos!", "vendes banha da cobra", "isso é tudo drogas!". Enfim, eram tempos em que precisava de saber mesmo aquilo que vendia pois não contava com o marketing e conhecimento (ou falta dele) que hoje em dia se tem nesta industria. Nessa altura para vender uma creatina tinha que explicar o ciclo de krebs, o que é ATP e ADP e para que serve... Hoje já todos sabem o que é creatina e para que serve (ou acham que sabem!)... Os tempos mudam!

Em todos estes anos já vi e aprendi muita coisa, já vi fabricantes de suplementos a inventarem autênticos produtos de fazer dinheiro baseados em pseudo estudos científicos, com campanhas de marketing agressivas e a prometerem aquilo que nem os anabolizantes prometem! Enfim, já vi muita coisa é verdade, mas hoje venho falar do cúmulo, daquilo que considero um atentado a inteligência de qualquer consumidor de suplementos...

Vou-vos falar de uma proteína que já descobri a algum tempo e que na altura quis acreditar que estava a ver mal, mas hoje, quando me tentaram vender esta proteína por ela ser barata e poder ganhar muito dinheiro a vende-la decidi escrever este post. 

A proteína em causa (até me dá arrepios chama-la de proteína) é a WPS da SoulProject Labs, marca Espanhola que se faz passar por Americana. Imagem apelativa, com frases que indicam ser uma proteína de grande qualidade:

                - 100% Whey protein
                - Com péptidos de Glutamina (como se isto fosse bom)
                - Enriquecida com vitaminas e minerais

Podem ler estas e outras balelas aqui e aqui

Na procura do suplemento de proteína barato o consumidor é enganado (leia-se roubado) pela maior parte desses produtos. Este é apenas um exemplo do que um mercado e uma industria quase sem regras pode fazer sem ninguém dizer nada! Quando chegam ao pé de mim e me dizem que compram um suplemento de proteína whey de 2k (ou mais) por 35€ (ou menos) até me dá arrepios!... Se o consumidor soubesse o que custa um quilo de concentrado de soro de leite 80% talvez pensasse duas vezes antes de comprar uma embalagem destes ditos suplementos...!

Após esta introdução vou então desmembrar este produto e justificar a minha indignação ao ver coisas como estas serem vendidas como se de um suplemento de proteína se trata-se. Mas antes vamos ilustrar um pouco todo este cenário, e para isso está aqui a tabela nutricional e lista de ingredientes:




Ora bem, para um leigo ou menos informado que procura um suplemento de proteína e que baseie a sua escolha na quantidade ou percentagem de proteína descrita na tabela nutricional, este produto parece ser excelente, pois em cada 100g de produto fornece 80 de Proteína!!! Espectáculo!! 
Pois bem... se lerem (e perceberem) a lista de ingredientes, o caso muda de figura! de facto, é aqui que a "porca troce o rabo"!!! 
Antes de continuar, quero dizer que nem tudo é falar mal, se há algo que admiro nesta proteína é o facto de colocarem a proporção de cada ingrediente contido na fórmula, pois sem esta informação seria difícil conseguir saber quão fraco e de baixa qualidade é este produto.

Depois de ler esta lista de ingredientes foi fácil perceber que tipo de produto era este. Passo a descrever as minhas considerações:

- Cada 50g de produto contem 18,5g de proteína do soro de leite!!! Isto equivale a apenas 37%!! quer dizer que este produto que diz ter 100% Whey Protein, tem menos de 40% deste ingrediente!!! Para não falar que não sabemos se é um concentrado ou isolado e qual a sua concentração, mas isso é o de menos, no meu ponto de vista o pior é comprarmos uma proteína que diz ser 100% e na verdade fornece bem menos que metade! 

- Cada 50g de produto contem 12,5g de Taurina!!!! Meu Deus!!! Contas feitas 25% deste produto é Taurina!... 1/4 da embalagem contem apenas um aminoácido! Não queria acreditar que isto era possível mas a SoulProject não teve dúvidas em colocar tal quantidade de Taurina num produto deste género. Meus amigos, a doses ditas normais de suplementação de Taurina andam por volta de umas 3 a 6g por dia deste aminoácido! Estes homens colocam 12,5g em apenas uma dose!! Não tenho palavras para descrever tal atrocidade. 

Façam um exercício comigo: A maior parte dos atletas que compram e consomem um suplemento de proteína toma de dois a três batidos por dia do mesmo, com esta proteína uma atleta poderá ingerir perto de 40g de Taurina por dia!!! 40g de apenas um aminoácido! 40g Meu deus!!... Só posso dizer uma coisa a quem toma este produto: Devolvam já! 

- Cada dose fornece 10g de proteína do leite, neste caso não consigo dissertar muito pois os dados não são claros, não sei qual a concentração mas sei que isto não é whey protein como querem fazer parecer os "100% Whey Protein" na publicidade do produto.

- Como se não chegasse temos ainda umas 5g de uma proteína vegetal sabe-se lá de que fonte, suponho que de trigo para justificar a presença de péptidos de glutamina anunciados. Contudo não fico convencido pois diz que é uma fonte de proteína vegetal isolada e os péptidos de glutamina normalmente provêm do hidrolisado de gluten! 

- Encontramos ainda o tal complexo de vitaminas e minerais com o qual é enriquecida esta fórmula: Vitamina B6!!! sim, resume-se a isto! apenas uma vitamina! Esta vitamina assume o papel de várias e até assume o papel de mineral nesta fórmula, fantástico! 

Conclusão:
Sou um defensor acérrimo dos suplementos alimentares, sobre tudo porque acredito neles quando bem utilizados e quando os mesmos são de qualidade. Não posso compactuar com aberrações deste género e nego-me a aceitar que hajam empresas que à custa de terem uma proteína barata para vender cheguem ao ponto de criar coisas como esta WPS. Para mim este produto é um autêntico fraude e aconselho a quem o fabrica que pense melhor as suas fórmulas, pois não acredito que não possam ter reclamações a curto prazo de utilizadores assíduos desta proteína.
Para quem segue este blogue e ainda não experimentou este produto, fica o alerta! para quem já tomou ou toma agradeço partilhem sua experiência aqui nos comentários!
No meu ponto de vista e sem pelos na língua este "suplemento" é autêntico junk dietético!

Não vou bater mais no ceguinho, mas penso que ficou bem claro e fundamentado o que penso sobre este produto! 



16 comentários:

  1. já que dizes mal (e muito bem ) dessa, referes um ponto que leva à ideia de que proteina "barata" é má compra, o que pensas das proteínas da myprotein e gonutrition ?

    ResponderEliminar
  2. Caro Master Musculos - Obrigado por mais uma vez ajudar a desvendar as composições de produtos, neste caso de um concorrente. Deixe-me apenas rectificar que conhecemos uma marca com mais de 80% (dependendo do sabor - por exemplo cacau contém funcionalidades que ao adicionar o sabor perde-se valor nutricional proteico) de proteina concentrada 100% a menos de 35 euros - A Myprotein.

    De resto, continuação de um optimo projecto.

    ResponderEliminar
  3. ja exprimentei varios sabores em amostras e a nivel de sabor gostei, quanto ao resto se tem qualidade se é boa ao não sei resp. so mandando analizar é que se sabe realmente. antigamente tb se vendia mt colacau a pensar que se tava a comprar proteina lol , há de tudo

    ResponderEliminar
  4. Totalmente en desacuerdo.. Claro articulo de la competencia para desprestigiar a otras marcas y distribuidores. Si señor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente creo que la propia información que aparece en la etiqueta del producto ya hace que el mismo pierda algún prestigio.

      Eliminar
  5. Meu caro, veneno é My Protein e Biotech USA.

    ResponderEliminar
  6. Excelente explicação.
    Pode ser que desta forma muitos consumidores comecem a ver com mais atenção os rótulos dos suplementos que compram.

    ResponderEliminar
  7. Gostei de ver os Sr. da MyProtein comentarem todos felizes, quando falam mal do deles não gostam nada, pois posso dizer que Myprotein nem dado..Uma boa empresa zela pela sua e pelos seus produtos e deve ficar neutro nestes comentarios..vou ensiar uma coisa, dinheiro compra muita coisa mas nao compra Humildade nem faz ninguem mais Homem...obrigado

    ResponderEliminar
  8. Muito bem, então o senhor poderia indicar alguns whey protein com 70% de proteínas ou mais. Obrigado!

    ResponderEliminar
  9. Como sempre info muito útil! Obrogado pelos esclarecimentos. Seria interessante explicares igualmente a composição de marcas conhecidas como myprotein, goldnutrition e scitec. muito obrigado

    ResponderEliminar
  10. Queria saber se me podias ajudar. Quando quero comprar proteína fico sempre na dúvida nos valores que deve ter em termos de proteína, HC e gorduras (gramas por scoop ou por 100). Também não sei bem quais são os ingredientes BONS e os MAUS (aqueles que são trash que não servem para nada). Se me pudesses ajudar era top! O meu objectivo é definir musculo ganhando massa magra aumentando muito pouco a MG (tenho 11% mas devia ter mais um nico mas não é esse o objectivo). Faço treino de musculação 3x por semana e 2 aulas de local e outra de Total Condicionamento. Obrigada Inês

    ResponderEliminar
  11. so tenho uma coisa a dizer desse produto....Diarreia..... n passou disso da minha experiencia....
    Gostei de ler o texto mt explicito e bem explicado.... apesar da minha opiniao pessoal é apenas uso de pos na total impossiblidade de comer solido....
    Obrigado continuaçao de bom trabalho...

    ResponderEliminar
  12. TOmo esta proteina a bastante tempo..e estou satisfeito..sem qualquer efeito negativo....vou manter....

    ResponderEliminar
  13. Olá! Encontrei este blog por acaso e fiquei fã!
    Relativamente às proteínas gostaria de pedir alguns conselhos, se fosse possível, claro.
    Nos últimos 2 anos emagreci mais de 10 Kg, mas agora queria tonificar e ganhar mais músculo. Sei que a proteína após treino é importante nesta fase de construção e reparação dos músculos, mas tenho algumas dúvidas mesmo depois de alguma pesquisa. Pratico exercício todos os dias, intervalando a intensidade. Nos 2 dias que faço mais exercício, faço natação (40 min) e uma aula de fitness (1h que varia entre cardio, localizada e circuit trainning) com uma hora de intervalo devido a incompatibilidade de horários das aulas. A minha dúvida é se posso ingerir a proteína após a aula de fitness como batido proteico em substituição do jantar, uma vez que a aulas terminam por volta das 20:30h - 21h (hora normal do meu jantar). Se sim quais os batidos mais indicados?
    As proteínas que adquiri são a Diet Whey Complex e a Diet Whey Protein Smoothie da "The Protein Works", não sei se as mais adequadas.
    Muito obrigada pela atenção!
    Gostei imenso do blog e certamente vou recomendar aos meus amigos.
    Com os melhores cumprimentos,
    Cristina Carneiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cris, obrigado pelo teu comentário, quaanto aos suplementos que tomas, não os conheço muito bem mas não sou grande fã destas marcas inglesas de venda direta, contudo não te aconselho a substituir o jantar por este tipo de suplementos continuamente, podes fazer de vez em quando mas lembra-te que tonificar siginifica perder gordura mas não perder massa muscular. A alimentação diária tem que estar de acordo com o teu objectivo e não apenas a refeição do pós treino! podes enviar as tuas questões para o meu e-mail: mastermusculos@gmail.com
      Obrigado pela visti!

      Eliminar