Mousse Proteica de Abóbora - Low Carb


mousse whey



Na procura de uma sobremesa rica em proteína e com baixo nível de hidratos de carbono e que realmente não só parecesse, mas sim soubesse a uma sobremesa verdadeira, cheguei a esta maravilha dos deuses que fez as delícias de quem a provou!


A maior parte das receitas que publico aqui no blogue vão surgindo na minha cabeça e ganhando forma pouco a pouco, mas quando decido (arranjo tempo) pôr mãos à obra, já ando todo baralhado com tantas ideias que por vezes as coisas não acabam como as tinha imaginado no início, mas isso nem sempre é mau. Este é um desses casos, comecei esta receita a pensar em fazer um pudim proteico, com um puré de abóbora que já tinha no frigorífico a dois dois dias, entretanto quando acabei do o fazer decidi que o pudim não estava como eu queria (sou muito perfeccionista). Desesperado com a situação resolvi bater tudo outra vez, não me perguntem por que, só sei que o pudim não tinha suficiente suporte, faltava gelatina talvez!... Acabei por transformar o pseudo pudim numa das mousses mais fofas e deliciosas que alguma vez tenha feito, e tudo isto sem estar a contar!!...



E assim nasceu esta mousse de abóbora e especiarias sem açúcar e proteína quanto baste! 

Testei a receita mais uma vez e cheguei à versão final que aqui descrevo e que derradeiramente aconselho.


Vou-vos dar duas possibilidades para fazerem esta mousse, sendo que existem muitas mais. Na primeira uso natas (de leite) para quem não se importa (como eu) de ingerir este tipo de gordura, na segunda uso leite de coco para quem foge aos lacticínios ou às gorduras animais. Independentemente dos ingredientes o procedimento de confecção é idêntico, mas deixemos a conversa fiada e vamos ao que interessa...  


Ingredientes:


Com Natas:


300g Puré de abóbora
1 Scoop Whey Protein sabor a baunilha
1 Pacote de gelatina em pó (6g)
1 Pacote de natas frescas (200ml)
200ml Leite de amêndoa (podem usar outro leite vegetal da vossa preferência)
1 Colher de Sopa de stevia, xilitol ou adoçante que utilizam
Canela, noz moscada, gengibre em pó e extracto de baunilha q.b.

Com Leite de coco:

300g Puré de abóbora
1 Scoop Whey Protein sabor a baunilha
1 Pacote de gelatina em pó (6g)
1 Lata de leite de coco 400ml
1 Colher de Sopa de stevia, xilitol ou adoçante que utilizam
Canela, noz moscada, gengibre em pó e extracto de baunilha q.b.

Preparação:

Levar ao lume brando num tacho o puré de abóbora, o pacote de natas (ou metade da lata do leite de coco), a proteína whey, o adoçante e as especiarias. Num recipiente hidratar a gelatina em pó com 200ml de Leite de amêndoa (ou com a outra metade da lata do leite de coco). Juntar ao tacho o leite com a gelatina e deixar em lume brando por uns cinco minutos mexendo continuamente até dissolver bem a gelatina e sem deixar ferver. Nesta fase podem provar e rectificar o adoçante e especiarias ao vosso gosto.

Agora, podem fazer duas coisas, colocar em formas pequenas ou taças para depois comer como pudim ou então deixar no tacho e levar ao frigorífico para depois transformar tudo numa deliciosa e esponjosa mousse!
Tanto num caso como no outro aconselho a tapar com uma película aderente, colocando-a mesmo por cima do creme, para assim evitar criar uma espécie de crosta na parte superior do pudim.

  
Deixar umas  5 a 6 horas no frigorífico até endurecer e retirar a película.



Como podem ver pelas imagens o aspecto é o mesmo de um pudim flan.


Agora toca a despejar tudo num recipiente e bater até obter um creme esponjoso e delicado!




Distribuir em taças de sobremesa ou mesmo em copos, ficam bem com alguma canela e noz moscada por cima.






Só vos posso dizer que esta receita é altamente recomendável e garanto que para além de ser muito simples podem dar a provar até aos mais gulosos que não vão notar que se trata de uma Fit Dessert !!


4 comentários:

  1. A minha avó fazia uma sobremesa muito parecida, não sei se era preparado dessa forma e alguns ingredientes eram outros, por exemplo o Whey é óbvio que não estava presente e o leite usado era de vaca e não de amêndoa, mas assim é muito mais saudável e proteico. Gostei...

    ResponderEliminar
  2. Estou a amamentar, logo n posso consumir whey:( que sugere para manter a qualidade e sabor da receita? O leite de coco, acha q posso usar caseiro? Queria fazer para servir num jantar de amigos e encantar:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Rita, obrigado pelo comentário, não vejo problema algum em consumir whey quando está a amamentar, mas se não te sentes à vontade com isso podes adicionar queijo quark, umas 150g à recita e compensar no adoçante pois a whey tem sempre algum doce.

      Cumprimentos!

      Eliminar