Pão das Cavernas de Banana e Alfarroba (Banarroba)

Cá estou eu a falar de pão outra vez... Para todo aquele que ao ler o nome desta receita fique perdido sem saber o que é isto de Pão das Cavernas pode ler o 1º Episódio desta odisseia e assim ficar mais contextualizado na cena cavernícola como gosto de lhe chamar!

Na verdade este pão não é 100% Paleolítico, aliás, se formos preciosistas acho que nem 40% Paleo será, mas como convivo bem com essa realidade e como o fundamentalismo obsesionado por dietas da moda é "uma cena que não me assiste" vou continuar a chamar de paleolítico na mesma!...

Se algum seguidor desta dieta esta a ler este post e até se interessa por fazer este pão, e não quiser dar uma facada na sua consciência paleolítica, basta retirar da lista de ingredientes aquilo que achar ser menos paleolítico e fazer a devida troca por outro ingrediente mais próximo dessa era!... Contudo, podem sempre ler estes artigos sobre os ingredientes suspeitos: Alfarroba e Proteína de Cânhamo, este último link fala das sementes de cânhamo e não propriamente da proteína, mas este ingrediente pode ser trocado pelas sementes do mesmo ou por outras (sementes de linhaça moída, farinha de pevides de abóbora ou mais farinha de coco).

Neste pão usei proteína de cânhamo basicamente para equilibrar o máximo possível os macros, como podem conferir na tabela nutricional no fim do post. 

Antes de passar a receita propriamente dita, lembro que este tipo de pães sem farinhas de cereais (sem gluten) não têm, de todo, a textura do pão de trigo, são chamados de pão porque podem servir para substituir o mesmo, mas o que perdem em textura ganham em nutrientes comparativamente com o tradicional pão! 

Ingredientes:

100g Farinha de Amêndoa
2 C. Sopa Farinha de Coco
2 C. Sopa Farinha de Alfarroba
20g Proteína de Cânhamo, comprei neste site
250ml Claras Líquidas ou 5 Ovos
2 Bananas bem maduras médias (220g)
1 C. Sopa Óleo de Coco
1 C. Chá Bicarbonato de sódio (ou fermento para bolos)

Preparação:

Misturar todos os ingredientes secos num recipiente, num processador bater todos os ingredientes líquidos e adicionar posteriormente os secos.
Bater bem até conseguir uma massa homogénea.
Despejar a massa numa forma de bolo inglês pequena, untada com óleo de coco e polvilhada com farinha de coco.
Levar ao forno previamente aquecido a 170º durante 40 minutos ou até espetar um palito e este sair completamente seco.
Desenformar e deixar arrefecer fora da forma para ajudar a perder a humidade interna.









Mais importante que definir se este pão é paleo ou não, é analisar o seu valor nutricional e a riqueza dos seus ingredientes. É um alimento completo e bem equilibrado com muita proteína, hidratos de carbono e gordura de qualidade.
Para além disto o seu sabor é fantástico e a combinação de banana com alfarroba a qual chamo de "banarroba" é fabulosa! 
Aconselho a testarem esta receita vão ficar fãs com certeza!






8 comentários:

  1. Oii adorei muito seu artigo, e gostaria que você pode se me da uma orientada no meu blog sobre alguns artigos, da uma olhada la :http://corpoemformadorony.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. ESPECTACULAR! mas que grande aspecto!

    Luis Souto

    ResponderEliminar
  3. Master, que espectáculo de pãozinho!!! Com tudo aquilo que gosto e glúten free :D
    Como é que posso substituir a proteína de cânhamo? Achas que com whey de chocolate resultará bem?
    Obrigada!
    Carla

    ResponderEliminar
  4. Olá Carla! Obrigado pela visita! Também vou passando no teu tasco assiduamente! :)... Penso que deve funcionar bem, estes ingredientes tendem a "sacar" humidade as receitas que vão ao forno, mas neste pão não senti isso, ele ficou húmido e com uma textura muito boa! Eu usei esta proteína para testar e ao mesmo tempo aumentar um pouco o teor proteico da receita, pelas minhas contas 20g de whey não vão fazer grande mossa no que toca a textura e humidade, e sendo sabor a chocolate até vai "casar" bem com a alfarroba e banana!!! se costumas usar goma xantana ou outra qualquer também podes testar, sempre lhe vai conferir mais liga! :)
    Eu com este pão até rabanadas fiz!! top top!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que devem casar bem :) À cautela vou juntar um pouco de goma xantana para ficar mais fofo, conforme sugeres! No fds acho que não me escapa... tenho lá umas bananinhas a precisar de serem usadas eheheh

      Ui, rabanadas! Devem ter ficado bem boas! :D

      Obrigada!

      Eliminar
  5. Brutal, definitivamente uma receita a experimentar!
    E que dizes desta? http://chocolatechillimango.com/2012/12/16/cauliflower-protein-bread/

    ResponderEliminar
  6. Olá João! Sim posso garantir-te que fica muito bom! quanto a esse pão do Chocochillimango, que de resto é um blogue que sigo e adoro!, Já testei algo semelhante e fica muito bom, mas leva queijo e aqui a ideia era ter algo sem lacticínios! Mas se fizeres aconselho-te a substituir o queijo padano por mozzarella, tem menos sal e fica muito bom!!
    Obrigado pela visita!

    ResponderEliminar
  7. Fiz este pão para o pequeno almoço de hoje - recomendo! Substituí a proteína de cânhamo por sementes de linhaça moídas. .. Muito obrigado pelas receitas e dicas do blog!

    ResponderEliminar