Cereais Integrais Matinais - Master Clusters


Olá a todos! 

Usei o título "Cereais Integrais" propositadamente, pois há inúmeros fabricantes deste tipo de produto a usar esta designação nas suas embalagens e a criar a ideia que não há coisa mais saudável que ingerir uma boa porção deste fantástico pequeno-almoço todos os dias de manhã! O problema é que a maior parte dos consumidores vão atrás de uma caixa na prateleira do hipermercado que tenha um símbolo de uma espiga verde toda catita e de uma linda frase a dizer: "Todos os benefícios dos cereais integrais" e pronto, já está! vão todos contentes para casa com uma caixa de farinha e açúcar a pensar que levam o pequeno-almoço mais saudável de sempre! 



Sem querer ferir susceptibilidades, pois há por aí grandes defensores acérrimos e completamente "viciados" neste tipo de "alimento", o chocapic e seus primos, são todos a mesma coisa: AÇÚCAR!

A título de curiosidade deixo aqui um link de um artigo sobre barras de cereais fitness, que assim como estes cereais fazem passar uma imagem que nada tem a ver com o que na verdade são. Mais do que Junkfood estes produtos são Fakefood! Isto porque tentam enganar-nos a dizer que são saudáveis, cheios de fibras e energia de longa duração e demais balelas!... Tretas!

Quero dizer com isto que nunca devemos dar aos nossos filhos este tipo de alimento?
Não sejamos radicais a esse ponto, eu próprio na minha infância cheguei a comer Corn Flakes e outros produtos deste tipo, e bem que gostava (o açúcar vicia), mas o que digo é que devemos ter tento. Se eles não pedem, nem vale a pena forçar a barra, até porque mais dia menos dia vão acabar por pedir e nessa altura teremos que explicar e ensinar que nem tudo o que se vê na TV é verdade!...

Após esta pequena introdução, e pondo de parte a minha costela de activista contra o que considero crimes alimentares, vamos ao que interessa, pôr mãos na massa e fazer nossos próprios cereais matinais. Estes sim, bem cheios de nutrientes e tudo o que precisamos para começar bem o dia!

Criei esta receita pela necessidade de arranjar uma opção de pequeno-almoço saudável e verdadeiramente energético para nós e nossos filhos. 

Já foi testado, provado e comprovado por crianças de várias idades e todos eles adoraram! não é chocapic nem estrelitas mas posso garantir que de sabor não ficam nada a desejar e com uma (ou mais!) grande vantagem: energia prolongada a sério e níveis de saciedade bem superiores.

Vamos lá então explicar como fazer estes "Cereais Integrais" à la Master Músculos!

Ingredientes:
100g de flocos de aveia (finos)
50g de Farinha de aveia (aveia moída)
50g de Farinha de Amêndoa
60g de Maça em pó* 
35g de Óleo de coco
20g de Coco Ralado
1/2 colher de café de sal marinho (se usar manteiga com sal já não precisa sal)
Aroma de baunilha e/ou canela à gosto
Água ou leite vegetal (coco, aveia, amêndoa) q.b.

*O ingrediente chave aqui é a maçã crocante Fruut. Este excelente ingrediente vai servir de adoçante para os nossos cereais, para isso temos que pulverizar a maçã com a ajuda de um processador de alimentos. Podem substituir por puré de maça ou outro fruto sem açúcar. Neste caso seria umas 150 a 200g de puré.




Agora toca a fazer a mistela:
Muito simples (como sempre), colocar todos os ingredientes secos numa taça ou tigela grande e mistura-los bem. De seguida adicionar o óleo de coco e umas duas colheres de água (ou leite de amêndoa, coco, aveia, etc). Amassar com as mãos de forma a criar uma espécie de granola húmida.
Nota: Outra opção à maça em pó ou o puré de fruta embalado pode ser improvisar com banana bem madura, tâmaras ou mel.




Colocar mais líquido se necessário. O objectivo é que a massa compacte ao apertar com as mãos. Penso que as imagens são bem elucidativas. Nesta fase até podem fazer umas barras ou bolachas em vez de cereais de pequeno-almoço! 

Um conselho: Façam esta receita com os vossos filhos, a participação activa nestas tarefas fazem com que eles também ganhem gosto por aquilo que comem, e ainda por cima vão adorar comer o que confeccionaram! 


Distribuir a mistela num tabuleiro rectangular forrado com papel vegetal, aqui podem esfarelar e distribuir bem ou apertar a massa entre as mãos e criar pequenos caroços rústicos, algo nada estético mas que vai ficar muito bom!


Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 15 a 20 minutos ou até ficarem com uma cor mais dourada.


E pronto! estão feitos!... Agora é só deixar arrefecer e guardar bem fechados num tupperware ou recipiente hermético. 
Podem servir com leite, iogurte ou mesmo à seco! São excelentes e bem nutritivos.

Deixo aqui uma tabela nutricional de valores dos macronutrientes destes excelentes cereais matinais, estes valores foram calculados servindo-me das tabelas nutricionais dos próprios ingredientes utilizados. São valores aproximados evidentemente, mas julgo que a margem de erro é curta pois costumo ser bom a matemática! :)



Deixo aqui também uma tabela nutricional dos Cereais Integrais Estrelitas a título comparativo...


Sim os Master Clusters são mais calóricos!... mas também são mais proteicos (o dobro), têm menos açúcar, mais fibra e sobre tudo mais saciedade! 

Tenham em conta que esta receita pode servir de base a muitas outras, podem alterar as quantidades e os ingredientes consoante os vossos objectivos e opções alimentares. Se querem uns cereais sem gluten por exemplo, trocar os flocos de aveia por flocos de qunoa ou mesmo por aveia sem gluten, se não comem cereais usem frutos secos e sementes apenas... As opções são muitas e o que é preciso é apenas ter imaginação e vontade!

1 comentário:

  1. Vou testar!!! que grande aspeto. Este blog tá muita bom parabens

    ResponderEliminar