Muffins Anabólicos de Alfarroba e Laranja - Instant Oatmeal -


Esta receita faz parte de uma série de receitas com este novo e magnífico produto de Beverly Nutrition. Não é que isto seja alguma novidade mundial ou um produto revolucionário inventado por esta marca de suplementos, de facto, já existem no mercado várias farinhas de aveia com aroma.
Basicamente trata-se de aveia moída com aroma e sucralose (adoçante), este sabor a chocolate brownie também tem adição de cacau.
Este tipo de produtos são muito práticos na hora de ter que fazer uma refeição rápida, pequeno-almoço ou snack, sem açúcar adicionado e já com sabor incluído. Serve para fazer papas, crepes, panquecas, waffles bolos, batidos, muffins e muito mais. Claro que se me perguntam o que será melhor entre este tipo de produtos e os flocos de aveia integral, a minha resposta será obviamente os flocos, mas não posso negar que este produto é bem mais prático e com um sabor incrível!

Para quem segue o MM habitualmente sabe que uso aveia em inúmeras receitas pois é um cereal com características muito especiais para os desportistas, desde o seu conteúdo em proteínas, hidratos de carbono complexos, fibras e chegando aos beta-glucanos, polissacarídeos com diversos benefícios para o organismo e que já contam com a aprovação da EFSA no que toca ao seu efeito sobre o controlo lipídico no sangue. 
Paralelamente existem estudos comprovando o seu efeito benéfico no intestino e sistema imunitário. Para os interessados podem ler o documento que deixo neste link

Ciência à parte, vamos ao que interessa...

Estes muffins podem ser feitos no microondas ou no forno e podem basear-se nesta receita para personalizarem uma que mais vos agrade. 

Ingredientes (para 4 muffins):

2 Ovos L ou 110ml de claras líquidas
45g Instant Oatmeal Chocolate Brownie
1 Colher de Sopa Iogurte grego ou queijo quark (15g)
1 C.chá Farinha de alfarroba
1 C.café Fermento para bolos
Canela e raspas de laranja à gosto.

Preparação:

Partir os ovos para um recipiente bater com os restantes ingredientes com ajuda de um garfo ou colher até obter uma massa homogénea e sem grumos.
Repartir esta massa por 4 silicones para muffins e levar ao microondas em potência máxima por uns 2 minutos, este tempo depende da potência do vosso microondas.
No forno: pré-aquecer o forno a 180º e levar os muffins por uns 20 a 30 minutos.
Podem dobrar ou triplicar a receita e fazer logo uma remessa de muffins para armazenar!






3 comentários:

  1. O Instant Oatmeal Chocolate Brownie pode ser substituído por exemplo por farinha de coco?
    O iogurte ou queijo quark pode também ser substituído por manteiga?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João! não é fácil efectuar essa substituição, pois a farinha de coco tem um alto conteudo em fibra e absorve muita água, terias que usar um quarto da quantidade e mesmo assim o mais certo seria teres que adicionar algo líquido. Quanto ao quark pela manteiga menos mal mas não vejo a vantagem. Podes ver a minha receita de pão das cavernas e tirar umas ideias das quantidades para a coisa correr bem! http://mastermusculos.blogspot.pt/2014/01/pao-das-cavernas-1-episodio.html

      Eliminar
  2. Obrigado. Tenho de tentar fazer este pão mas ultimamente com falta de tempo procuro algumas coisas mais rápidas e práticas! A verdade é que os ingredientes disponíveis não me facilitam se calhar a tarefa, tenho aqui uma farinha de alfarroba que já nem sei porque comprei e queria-lhe dar uso!

    Parabéns pelo teu excelente trabalho!

    ResponderEliminar