Papas de Aveia no Forno


Confesso que já fui grande fã de papas de aveia pela manhã, mas já lá vão muitos anos do tempo em que me levantava e colocava um tacho ao lume com água, aveia, uma casca de limão e um pau de canela, cozia, mexia e remexia até ferver e ganhar consistência! É verdade que há quem faça no microondas que é bem mais rápido, mas não é a mesma coisa.

Hoje vou fazer algo diferente, papas de aveia no forno! 
Ao contrario do que possam imaginar isto dá menos trabalho do que fazê-las ao lume, não têm que estar atentos se a aveia começa a ferver e sai do tacho, e  podem fazer de uma só basada umas quantas doses, o que é ótimo em questões de organização de refeições para a semana.

Vamos lá então à receita:

INGREDIENTES:
250g Flocos de aveia finos
500ml Bebida Vegetal de Amêndoa ou coco (podem fazer mesmo com água)
2 Maças Cortadas em pedaços e descascadas
1 Colher de chá de canela em pó
50g Fariha de Amêndoa
20g Proteína em pó (opcional) Usei Advance Whey
1 Embalagem de compota de para bebes sem açucar
2 Colheres de sopa de Mel ou Xarope de agave.
2 Colheres de sopa Linwoods linhaça + sementes + Gogi 

PREPARAÇÃO:
Misturar bem os ingrediente secos numa taça grande, podem usar um pouco de fermento para bolos se quiserem gasificar um pouco as papas para as tornar mais fofas, mas é uma questão opcional, eu nao usei. Noutro recipiente misturar os ingredientes líquidos, bebida vegetal, a compota e o mel. Juntar os líquidos aos solidos e misturar bem, adicionando a maça em pedaços.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante uns 30 minutos.
Deixar arrefecer dentro dos recipientes e COMER!!!





Estas papas ficam deliciosas e são uma alternativa para o pequeno-almoço ou snack pré-treino por exemplo. Podem usar outras frutas da vossa preferência, pêra, banana, pêssego, etc. Podem ainda adicionar alguma gordura energética como o óleo de coco ou alguns frutos secos como nozes, cajus, etc. As opções são muitas e diversas é só utilizarem a vossa imaginação.

Não fiz os cálculos às macros pois trata-se de uma refeição pensada para ser energética, privelegia os hidratos de carbono, no entanto podem dar um up proteico à receita usando ingredientes ricos em proteína!

Espero que gostem! 


1 comentário: