O Melhor Pré-Treino - 1ª Parte

Jack 3d, Neurocore, No Xplode, Super Pump, Assault, C4, 1 MR, Hyper FX, Napalm, Critical Pump, Bomba Atómica, Puxa Animal! Etc...

Estes nomes e muitos mais, fazem parte de uma longa lista de produtos que entraram na moda e que se entranharam no seio dos praticantes de ginásio de uma forma particular, fazendo com que muitos não ponham um pé no ginásio sem antes tomar uma boa dose destes tão procurados Pré-Treinos. Eles os há de todas as cores, sabores, feitios e formatos. Sejam em pó, líquidos  em cápsulas, em ampolas ou até efervescentes, todos eles prometem aumentar o nossa força para níveis nunca antes vistos. Com nomes bem sugestivos e com imagens agressivas querem passar a ideia que com eles ficaremos autênticas máquinas empilhadoras!

Qual é o melhor? Qual o mais forte? Qual devo tomar? são as perguntas mais recorrentes quando de pré-treinos se fala!

Na verdade, a primeira pergunta que devem fazer é: Preciso mesmo de tomar um Pré-treino?...

Desenganasse quem pensa que vai aqui encontrar uma comparação entre este tipo de produtos, ou que vou desvendar qual é o mais potente pré-treino do mercado. Não, isso não vai acontecer, pelo contrário, vou tentar explicar porque devem evitar a toma destes suplementos, ou, se houver mesmo necessidade, como devem utilizar e toma-los para tirar o máximo partido. 


Primeiro precisamos de entender que estes produtos com nomes bem apelativos e rebuscados, não têm, apesar de quererem parecer o contrário, ciência nenhuma. Na maioria dos casos contêm uma meia dúzia de substâncias em quantidades e proporções desconhecidas sendo uma delas obrigatoriamente a "Cafeína"!... Esta sim, contida em doses cavalares para nos pôr a estrabuchar como se fôssemos "cães danados"

Alguns destes pré-treinos chegaram a conter na sua fórmula outro estimulante muito forte, o DMAA (Dimethlylamylamine), uma substância presente no óleo de gerânio que estimula o sistema nervoso central e que junto com a cafeína transforma-nos em autênticos animais!... Ou não!... Na verdade esta substância foi proibida pois muitos atletas que consumiam produtos com DMAA tiveram controlos anti-doping positivos. Mas não é para falar desta ou de outras substâncias já utilizadas (e as que virão) que estou a escrever este post, estou mais interessado em fazer-vos pensar um pouco... A uns 10 anos atrás não se falava de pré-treinos, mas todos nós que treinamos temos sempre essa dúvida, que tomar antes do treino? Que comer? Que beber?... De facto, se não tiverem uma alimentação completa e bem pensada, de nada vale tomar a última geração do jack 3D micro-nano-ultra-sónico, pois assim como explico neste post sobre o pós treino, o pré-treino começa muito antes dos 30 minutos protocolados pela indústria dos suplementos.
Pensemos por exemplo no caso de um atleta que de manhã bebe uma chávena de leite e come uma torrada ou pão com queijo e fiambre (de peru claro!), ao meio da manhã bebe um iogurte, ao almoço come uma hambúrguer ou uma sandocha porque está com pressa e não tem tempo para mais nada, passa a tarde toda sem comer, mas como vai treinar as 19:30 toma o seu pré-treino de ultima geração com super nitrato micronizado de fosofocreatina, óxido tri-nítrico e alfa-keto-beta-delta-acetyl-retro-ultra-arginina às 19h em ponto, pois não vá passar nem mais um minuto e depois o produto não faz o seu efeito a tempo!!... Acho que não preciso de dizer mais nada... Está visto que este atleta vai puxar ferro como se não houvesse amanhã!!! :) 
Pois é! Sei que muitos de vós provavelmente se estarão a identificar com este caso! Eu próprio já cometi este tipo de estupidez! Mas na verdade todos sabemos que isto não nos leva a lado nenhum, porém, acreditamos que esse pré-treino vai-nos salvar!.... ERRADO!... Muito pelo contrário, estamos apenas a dar mais umas voltas à faca que já temos cravada no peito!

Portanto, qual é o melhor pré-treino do mercado?


Pois bem, antes de continuar deixo em baixo uma lista por ordem de importância do que considero ser os melhores pré-treinos:


Alimentação adequada e adaptada à carga física e aos objectivos do Atleta.

Refeição rica em hidratos de carbono complexos uma a duas horas antes do treino.
Cafeína, natural ou em suplementos uns 30 minutos antes do treino
MCTs - Triglicéridos de cadeia média que podem combinar com cafeína. Para saber um pouco mais sobre este assunto leiam este post.
BCAAs - Aminoácidos de cadeia ramificada, reduzem a produção de seretonina atrasando a fadiga. (mais proveitoso em desportos de endurance) por outro lado têm um papel importantíssimo no aumento da síntese proteica acelerando a recuperação e evitando o catabolismo muscular.
Suplemento pré-treino com cafeína, beta-alanina, l-citrulina, bcaa´s, electrólitos e amilopectina.(sim, sem creatina, esta será mais aproveitada quando tomada no pós-treino)
Suplemento da moda pré-treino, seja ele qual for, podem escolher pelo sabor, pela embalagem ou mesmo pelo preço, tanto faz!

"Ah e tal mas eu tenho uma alimentação adequada e faço a tal refeição rica em hidratos de carbono complexos antes do treino, não posso tomar algo mais?"
Claro que sim, o que tento explicar neste artigo é mesmo isso, se já cumprem os requisitos de uma boa e adequada alimentação vão tirar o máximo partido da suplementação pré-treino sem comprometer a massa muscular e, o mais importante, a vossa saúde.
Mas antes de passarem ao 7º ponto e sucumbirem ao marketing desenfreado das marcas de suplementos alimentares, aconselho antes, cumprirem com os pontos 3º, 4º e 5º, Assim não vos faltará nada para um treino na máxima força e sabem exactamente o que estão a tomar.

Concluindo: O melhor pré-treino é manter o corpo bem nutrido para que possa render ao máximo e assim tirar o maior partido possível do treino, garantindo um excelente estímulo e consequentemente criar a necessidade de adaptação do corpo.
Podem ainda reforçar a alimentação com suplementos que vos ajudem a render ainda mais durante o treino, CAFEÍNA, MCTs e BCAAs, por exemplo, poderão ser de grande ajuda desde que tomados de forma inteligente.

Se mesmo assim acham que eu não percebo nada disto, que isto da alimentação não passa de um cliché e que o melhor caminho é tomar um pré-treino da moda, deixo-vos aqui um ranking dos melhores pré-treinos de 2016! 



Se basearem as vossas escolhas neste tipo de publicações sem tratarem da base (alimentação, treino e descanso), certamente os vossos resultados serão tão ridículos como este tipo de publicidade! 

Na segunda parte deste artigo falarei de alguns destes super suplementos pré-treino e do porque em alguns casos não devem sequer tocar neles. Também explorarei um ou outro que sejam aceitáveis, isto para aqueles que não passam sem ter que tomar algo antes do treino!

Bons (pré)Treinos!!

;)

7 comentários:

  1. Elucidativo...parabéns pelo artigo.

    Comecei com treinos a cerca de 2 meses e ainda me deparo com o que comer antes do treino. De certo que saio daqui mais informado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Hugo pelo comentário, de facto existem ainda muitas dúvidas sobre esta temática.
      Cumprimentos

      Eliminar
  2. Corrige-me se estiver enganado..ao ingerir por exemplo uma banana juntamente com umas panquecas que tens aqui no site 1h..1h30m antes do treino será mais correcto de qq pré treino. Estou enganado?
    PS: estou em lowcarb pelo que os hidratos que ingiro são poucos e de baixo índice glicemico

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Hugo! essas panqucas serão com certeza excelente escolha como refeição pré-treino! Estando em modo lowCarb deves consumir sim hidratos controlados e de baixo índice glicémico.

      Eliminar
    2. Nâo invalida que faças uma cafeína uns 30 minutos antes do treino e se cortares muito nos hc's podes incluir os MCTs que são fabulosos para dietas LowCarb! ;)

      Eliminar
  3. Tenho seguido o site e o facebook, nunca comentei, mas tenho de dar os parabéns! Obrigado pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Bruno pelas palavras e pela visita, é bom saber que alguém do outro lado lê o que escrevemos e que vai perdendo un pouco do seu tempo para seguir o nosso trabalho! ;)

      Eliminar