O Melhor Pré-Treino - 2ª Parte


Antes de mais, recomendo, a quem ainda não o fez, ler o post anterior "O Melhor Pré-Treino-1ª Parte", isto porque serve de contextualização para o que explico nesta segunda e última parte.

Vou dedicar este post a explicar algumas coisas interessantes e nomeadamente a perceberem um pouco da ciência por trás destes tão badalados suplementos que fazem as delícias de muitos frequentadores de ginásio. 


Para isso vou munir-me de alguns rótulos destes produtos:



Hyper FX da BSN
Assault da MusclePharma
FireWorks da ScitecNutrition
Jack 3d da USP Laps 
Estes rótulos de produtos bem conhecidos, têm como denominador comum, o facto de que em nenhum deles se consegue saber qual a quantidade exacta de cada ingrediente, são agrupados em matrizes ou uma espécie de mistura patenteada e as doses individuais que constam nos rótulos reflectem a quantidade desse grupo de ingredientes mas não de cada um deles isoladamente. 
Outro aspecto, e que já tinha referido na primeira parte deste artigo, é que existe um ingrediente que não pode faltar: A Cafeína! pois sem ela, estes produtos pouco fazem antes de um treino! Quanto à quantidade de cafeína por serviço também ficamos a nanar, só um destes produtos é que apresenta a quantidade exacta de cafeína que cada serviço fornece.
Outro aspecto interessante são os nomes dados às ditas matrizes (misturas) de ingredientes que se encontram neste tipo de suplementos para dar um ar de fórmula altamente científica ou para que o consumidor pense que está a tomar algo muito estudado. Dou aqui alguns exemplos:

HYDRATION SYSTEM 1200mg 

Taurina, água de coco em pó e glutamina 
Sim leram bem, o Assault usa esta superfórmula de 1,2 g para causar um efeito de hidratação! e por mais incrível que pareça, a água de coco em pó é que será aqui o único ingrediente que fará algum sentido ao nome de dita mistura!

CELLULAR TRANSPORT & INSULIN ACTIVATOR 2952mg

Activador da insulina? antes do treino? ok eles lá devem saber... estas 2,95g contêm Dextrose, L-Glicina, D-ribose e Canela. A dextrose sem dúvida que estimula a produção de insulina mas mesmo que fossem as 2952mg totais desta "super matriz" em dextrose não estou a ver grande pico de insulina! Quanto à presença de Glicina e Ribose nem sei que diga. Já no que toca à Canela, tem prestado algumas provas no controlo da glicemia, talvez será aqui o único ingrediente que tenha lógica num pré-treino, a mim pelo menos fazem-me grande efeito os crepes com canela antes do treino! 

SHOCK FORCE SPECTRUM (NO-XPLODE)

Contém: ácido aspártico, óxido de magnésio, cálcio, pimenta vermelha, pimenta preta e colicalciferol ou vitamina D3. Isto é que é um espectro de força de choque! ou la que queiram dizer com isso! Sim, são minerais com molho de pimenta e uma cobertura de vitamina D3! muito top! 

Meus amigos, querem um conselho? quanto mais nomes sugestivos e floreados tiver o rótulo mais vos querem enganar! não há muito que inventar num produto para tomar antes do treino! queremos algo que nos dê um coice de energia e não que nos dê uma dor de cabeça só de tentar ler (decifrar) os seus ingredientes.

Por esta altura já devem estar a pensar: Mas este caramelo não vai aconselhar nenhum produto em condições? Então nenhum presta?... Pois bem, até estes de que falei cumprem o efeito pretendido, estimular o SNC (Sistema Nervoso Central) para "dar pica no treino", a questão é saber ao certo o que estamos a tomar, e nesse capítulo encontrei poucos produtos que no rótulo apresentassem as quantidades exactas de cada substância. 

A continuação dou alguns exemplos (não serão com certeza os únicos) de alguns pré-treinos, que mesmo não tendo fórmulas com as quais eu concorde inteiramente, são exemplos de produtos que informam ao consumidor qual a quantidade de cada substância contida na sua fórmula por dose, assim podem fazer os vossos cálculos e pelo menos terem alguma consciência do que estão a meter ao bucho antes de "puxar ferro".

Optimum Nutrition Gold Standard Pre Workout



Para os mais habituados a este tipo de suplemento terão de duplicar a dose deste produto para para sentir de facto os seus efeitos energéticos. Com uma dose dupla consegue-se com este produto uma dose explosiva de 350mg de Cafeína e umas generosas 3g de Beta-Alanina e Citrulina Malato, suficientes para sentirem um formigueiro em algumas partes do corpo!

Beverly Nutrition MyoCore

Outro Pré-treino que diz o que tem por cada dose, este é um pouco mais estimulante em comparação ao anterior pois para além de ter 200mg de cafeína também contém extrato de schisandra. Podem encontrar nesta fórmula também o D-Ácido Aspártico que ultimamente se tem difundido e utilizado como um pro-hormonal pela industria dos suplementos por ter propriedades estimuladoras da libertação de LH (Hormona Luteinizante) e da GH (Hormona de crescimento).

QNT NO + Elite - Shots



Pré-treino líquido em Shot pronto a tomar, muito prático e com quantidades idóneas de estimulantes que permitem dar um boost antes do treino! Para mim o ponto forte deste produto é facto de ser um pré-treino sem creatina! Se fosse eu a fazer a fórmula duplicava a quantidade de cafeína por shot e trocava a Taurina pela Citrulina Malato! Assim sim! ;)

NXT TNT Micro



Este é talvez o menos conhecido, mas não menos válido que os anteriores! Contém por dose: Arginine AKG: 3000mg; Cafeína: 250mg; Beta Alanina: 2000mg; Taurina: 1000mg; Citrulina Malato: 2000mg - Uma bomba a ter em conta sem ingredientes ou fórmulas patenteadas da chacha! 

Considerações Finais:
Não sou apologista de tomar pré-treino só por tomar, nem acho que seja um suplemento indispensável para o atleta, contudo, em determinadas ocasiões ou em treinos específicos podem ser uma ajuda para atingir aquele pico de energia extra que precisamos! Antes de um jogo, antes ou a meio de uma corrida, dependendo da distância e do pré-treino, antes de um "treino de pernas", etc. 
Procurem um suplemento que vá ao encontro do vosso desporto ou objectivo e que seja o mais adequado à vossa individualidade. Se sofrem de hipertensão não vão tomar um que seja muito forte em cafeína e sódio, se treinam no fim do dia, optem por um produto com menos estimulantes, se estão em dieta de secagem tenham cuidado com esses produtos que não especificam ao certo os seus componentes...

Espero que tenha sido de alguma ajuda estes dois artigos sobre os pré-treinos e que de alguma forma consigam tirar partido dos meus bitaites! 

Bons (Pré)Treinos a todos!


1 comentário:

  1. Mais um excelente artigo, de resto como já nos habituaste! Obrigado!

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