Protein Pancake - Scitec Nutrition (Com Receita Bónus no Fim)


Definitivamente estão na moda os pré-mixes para fazer panquecas proteicas! 
A ideia de misturar um pó com água e colocar na frigideira é mais tentadora que partir uns ovos e bater com aveia, banana, canela, etc...
Penso que se alguém começar a embalar estas panquecas já feitas em vácuo e prontas a comer teria ainda mais sucesso, isto porque lamentavelmente procuramos sempre o mais prático, o mais rápido e o que dê menos trabalho. Não critico pois vivemos numa época onde a vida quase nos obriga a isto, mas desengane-se quem pensa que alimentar-se à base destes pós muito práticos é altamente saudável ou que nem precisam de olhar para o rótulo...


Assim como a Scitec Nutrition, existem muitas outras marcas que aproveitaram esta moda para criar as suas panquecas em pó. 
Na verdade este conceito já existe há muitos anos, pelo menos em Espanha, lembro-me bem de ir à FIBO em Madrid e experimentar as tortilhas de claras em pó e aveia da Ovofull, basicamente eram (e são) albumina em pó com farinha de aveia, aromas e adoçante. Este produto continua a ser, no meu entender, o melhor de todos, não o digo pelo sabor e textura mas sim pela qualidade, pois são ingredientes básicos e que lhe confere uma tabela nutricional muito equilibrada. 

Voltando ao Protein Pancake da Scitec Nutrition, ele está disponível em três sabores (à data deste post), são eles: Chocolate Branco e Coco, Chocolate Banana e Sem Sabor ou Neutro.  

Começando a análise deste produto, e falando do que todos querem saber (que é como quem diz, do sabor), experimentei o de chocolate branco e coco e o de sabor neutro... Há um ditado que diz que gostos não se discutem, não concordo muito com isso, mas na verdade entendo que cada um de nós sente de forma diferente, o que para mim pode ser salgado para muitos é insosso. O paladar é algo que educamos conforme aquilo que comemos. Os adoçantes, açúcar e sal para além de adulterarem o real sabor dos alimentos condicionam os nossos sensores gustativos e viciam o paladar, por isso acho que gostos sim se podem discutir e mais do que discutir alterar! 
Dito isto, deixo ficar aqui a lista de ingredientes e tabela nutricional deste produto na versão Chocolate Branco e Coco, como documento de suporte à minha apreciação do sabor, textura e qualidade deste produto. 



Como podem confirmar parece quase uma lista de compras! Ele tem aveia, tem ovos (as claras), tem leite em pó (leite gordo diga-se), tem coco ralado, tem chocolate branco, tem iogurte, tem queijo quark, tem fermento e até sal de mesa (Cloreto de sódio)... Ah! e tal, mas tem proteína whey e caseína também!... Sim, pois tem, mas para consumires essa proteína tens que levar com toda essa quantidade de lactose, açúcar, gordura e sal?... Não, não tens!
De facto fiquei surpreendido quando vi a lista de ingredientes, muito ingrediente para uma coisa tão simples deixou-me logo desconfiado. A Scitec Nutrition tem fama de ter produtos com bom sabor (no meu ponto de vista com demasiado sabor, mas isso sou eu) e neste Protein Pancake não deixou os seus créditos por mãos alheias, sabor é coisa que não falta a estas panquecas! 

Acho este sabor muito enjoativo, a panqueca feita com as proporções que a marca indica fica muito doce e ao mesmo tempo salgada! de tantos derivados lácteos que contém deixa um travo a manteiga. A marca diz que se pode misturar com água ou com leite, nem quero imaginar isto com leite! 
Não gostei do sabor e quanto a isso nada a dizer, gostos não se discutem não é? :) Será por estar habituado a fazer as minhas panquecas com ovos e aveia sem todos esses "pós" adicionais? talvez seja por isso ou talvez não, só sei que prefiro perder 5 minutos a preparar umas Panquecas Verdadeiras que voltar a comer destas!

Quanto aos valores nutricionais, até nem são maus, mas peca por um excesso de gordura no meu ponto de vista, gordura esta que deriva da quantidade de ingredientes de origem láctea que este produto contém.
Se são daqueles que gostaram destas panquecas o conselho que vos dou é que não façam todos os dias, alternem com outros alimentos ou refeições, ou ainda optem pela versão sem sabor que como explico mais abaixo é "menos má" que esta!




Protein Pancake Unflavored (Sem Sabor):
É do senso comum para quem se preocupa com o que come que é sempre melhor optar pelas versões sem sabor pois estas não têm os aromas, adoçantes, sal e outros aditivos que, dependendo do caso, servem para realçar ou camuflar o sabor do produto final.
Este produto não é excepção à regra, é de facto melhor opção, nutricionalmente falando, do que as versões aromatizadas. Mas será bom de sabor? Este já é um produto válido para dietas mais restritas?



Ora bem, continua a ter leite gordo em pó e sal de mesa, ou seja, completamente proibido para quem está em dieta de pré-competição, ou para quem quer cortar com o sódio e lactose da sua dieta. Quanto à quantidade de proteína podem ver que em relação à versão com sabor esta contem mais proteína (+ 18% que as versões com sabor) e menos gordura!

Quanto ao sabor, achei salgadas, algo que notei logo quando pus um pouco de pó na língua (sim como os polícias quando provam a droga nos filmes! Faço sempre isso antes de testar o produto, acho que dá grande estilo!). 
Ficam também mais secas pois o facto de utilizarem proteína whey sem outro ingrediente que "guarde" alguma humidade, faz com que se deixarem tempo demais estas panquecas na frigideira, se transformem numa espécie de "fardo de palha". Isto é algo que explico nas receitas onde utilizo whey pois tenho a noção que é muito difícil cozinhar com este ingrediente. Se tiverem interesse neste assunto podem ir à secção PROTEINIZAR onde deixo uma espécie de manual para quem quer iniciar-se na arte das receitas proteicas.

Receita Bónus
Não ficando muito fã deste produto e pensando um pouco em aqueles que como eu ficaram decepcionados e sem saber muito bem como vão gastar o pó, criei uma receita que transforma estas Protein Pacakes (sem sabor) em algo verdadeiramente delicioso! 

Como este produto já tem as claras em pó, a farinha de aveia e o fermento, só precisam de dar-lhe sabor, para isso utilizei uma banana madura, extracto de baunilha e uma pisca de canela. Devido ao efeito hidrorrepelente da proteína whey adicionei também queijo quark, desta forma as panquecas ficam mais húmidas e tenras. 

Ingredientes:
200ml àgua
4 Scoops (150g) de Protein Pancake Scitec Nutrition (versão sem sabor)
1 Banana madura (120g)
1 Colher de sopa (50g) de queijo quark ou queijo batido*
Canela e extracto de baunilha q.b.

*Como alternativa ao quark podem usar puré de abóbora ou de batata-doce.

Colocar todos os ingredientes no Liquidificador ou Processador e bater até obter uma massa homogénea. Verter em pequenas porções na frigideira anti-aderente pré-aquecida e untada com óleo de coco, virar com cuidado as panquecas quando estiverem com algumas bolhas na parte superior. Não façam em fogo muito quente se não vão tostar de mais, eu diria que fogo médio.



Sugestão para recheio ou toping: Manteiga de amendoim, canela, mel e coco ralado. Uma autêntica delicia!









3 comentários:

  1. E que maravilha de receita esta! Obrigada *

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Gostei das sugestões de receitas. Parecem deliciosas. Vou experimentar. Obrigada.

    ResponderEliminar